Vídeo: Carnaval de BH começa com bloco inspirado no cinema e expectativa de Oscar

Queimando o Filme arrasta multidão no bairro Santa Tereza, homenageia ‘O Agente Secreto’ e aquece vendas no primeiro dia oficial da folia na capital mineira

Carnaval de BH começa com bloco inspirado no cinema e expectativa de Oscar

Abrindo o Carnaval de Belo Horizonte, um dos 24 blocos arrastou uma multidão neste sábado (31). O bloco Queimando o Filme tomou as ruas do bairro Santa Tereza, na Região Leste da capital. Em homenagem ao filme ‘O Agente Secreto’, interpretado por Wagner Moura e indicado a quatro categorias do Oscar de 2026, foliões apostaram em fantasias inspiradas no longa, além de referências a produções como ‘Stranger Things’, ‘Os Flintstones’ e ‘Wandinha’.

Entre os ensaios, destacam-se blocos grandes e queridos pelo público, como Então, Brilha!, Abalô-Caxi, Baianas Ozadas, entre outros. No Queimando o Filme, também houve homenagens à atriz brasileira Tânia Maria, que integra o elenco do filme, além da fantasia da “Perna Cabeluda”, em referência ao longa.

Em entrevista à Itatiaia, Juliana Sevaybricke destacou a expectativa para a festa e também para o Oscar, ressaltando a importância da valorização do audiovisual brasileiro.

“É maravilhoso ver essa homenagem do bloco ao filme e a força do cinema brasileiro nas ruas. O Brasil merece esse reconhecimento no cinema”, explicou. Segundo Juliana, as homenagens vistas nos blocos refletem a força do cinema nacional e a forma como ele dialoga com o público. A foliã também elogiou o Carnaval da capital mineira, que, segundo ela, representa a diversidade, a alegria e a criatividade do povo brasileiro.

“O Carnaval de Belo Horizonte é muito bonito, tem que ser valorizado e reconhecido”, finalizou.

Venda de bebidas no Carnaval

Criado em 2014, o Queimando o Filme arrasta uma multidão fantasiada ao som de trilhas sonoras de cinema e séries. Neste ano, o bloco se concentrou na Rua Silvianópolis, no bairro Santa Tereza. Mas além dos foliões, há também os vendedores ambulantes.

Segundo a vendedora ambulante Paloma Oliveira, a expectativa de vendas no Carnaval de Belo Horizonte este ano é alta. “A expectativa de venda é grande, porque é uma bebida daqui de Belo Horizonte, patenteada pelo criador. Esperamos vender bastante e também ter segurança, tanto para os ambulantes quanto para os turistas que vierem”, afirmou.

Vale lembrar que os vendedores ambulantes que desejam trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte em 2026 têm até este sábado (31), para retirar a credencial que permite atuação durante o período festivo. O documento está sendo entregue no Expominas, até as 17h.

Vendedora ambulante Paloma Oliveira fala sobre a expectativa de vendas no Carnaval de BH.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, até quinta-feira (29), 7,3 mil ambulantes já haviam retirado a credencial. O documento é pessoal e intransferível e permite a circulação nos desfiles de blocos de rua durante o período oficial da folia na capital mineira.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.

Ouvindo...