A história de uma das maiores produtoras do audiovisual brasileiro, a Camisa Listrada, começou em Belo Horizonte. E é na capital mineira que uma grande celebração acontece para comemorar os 25 anos de trajetória da empresa. A produtora, que transita do cinema autoral à fenômenos de bilheteria e projetos para TV e streaming, realiza a Mostra Camisa Listrada, um evento totalmente gratuito que acontece no Cine Santa Tereza entre os dias 11 e 16 de novembro.
Serão exibidas 17 produções, incluindo curtas-metragens, longas e episódios de séries que levam a marca da produtora. A abertura, no dia 11, contará com a exibição de ‘5 Frações de Uma Quase História’ — o primeiro longa de ficção da Camisa Listrada — seguida de um bate-papo com o produtor e sócio da empresa, André Carreira, e os diretores do filme.
25 Anos de história
Estabelecida atualmente no Rio de Janeiro, a Camisa Listrada mantém elo com suas raízes mineiras. André Carreira ressalta o orgulho da trajetória, que soube “furar a bolha” e se tornar referência nacional: “Começamos em Minas e aprendemos o que é fazer cinema em Minas. Nos transferimos para o Rio e considero que, ao longo dessa trajetória, esse olhar para Minas nunca foi perdido”.
A produtora transita por diversos gêneros — da comédia ao drama, passando por biografias como ‘Mussum, O Filmis’ (vencedor de múltiplos prêmios em 2023) e registros de espetáculos como o do Grupo Corpo (‘Por um Triz’).
A Camisa Listrada conquistou seu lugar no mercado com resultados expressivos como 37 obras lançadas, sendo 21 longas de ficção. São mais de 50 prêmios nacionais e internacionais e mais de 12 milhões de ingressos vendidos nos cinemas.
Programação (11 a 16 de Novembro)
- 11/11 - Terça-feira (18h30): 5 Frações de uma Quase História | Drama/Suspense | Abertura e Bate-papo com André Carreira e diretores.
- 12/11 - Quarta-feira (19h30): Expedições Burle Marx e Inhotim (Episódios) | Documentário | Exibição de episódios de séries premiadas.
- 13/11 - Quinta-feira (19h): Companhias do Teatro Brasileiro: Grupo Galpão e Por um Triz (Grupo Corpo) | Documentário | Foco na rica produção cultural mineira.
- 14/11 - Sexta-feira (19h): Mussum, O Filmis | Biografia, Drama | Vencedor de múltiplos prêmios em Gramado e Grande Otelo.
- 16/11 - Domingo (16h): O Menino no Espelho | Aventura, Fantasia | Sucesso de crítica, baseado na obra de Fernando Sabino.
- 16/11 - Domingo (18h / 19h30): Fala Sério, Mãe! / Os Farofeiros | Comédia | Sucessos de público com mais de 5,6 milhões de ingressos vendidos juntos.
Serviço
- Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte
- Ingressos: Programação gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do cinema