Belo Horizonte será palco, de 13 a 20 de novembro de 2025, da 3ª edição do “Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”, um evento dedicado a celebrar e valorizar o humor produzido por mulheres, da palhaçaria à bufonaria.
Realizado pela Minha Companhia, das artistas Janaína Morse e Maria Tereza Costa, o encontro na Funarte MG (Centro) reunirá espetáculos e oficinas com artistas de Minas Gerais e da Bahia, reforçando o olhar feminino, sensível e autêntico sobre o riso e o mundo.
Destaques da programação:
O “Debuta” apresentará quatro espetáculos gratuitos e acessíveis em Libras, além de duas oficinas de palhaçaria feminina, com ênfase na diversidade de trajetórias e estilos.
Mostra de Espetáculos (Todos gratuitos e com Libras)
- 14/11, quinta-feira, 19h: Abertura com “Brisa’s Beach” (BH/MG)
O solo idealizado e estrelado por Janaína Morse (palhaça Brisa) é um dos primeiros de palhaçaria feminina de Minas Gerais. A peça é uma provocação físico-visual sobre padrões sociais, construindo uma dramaturgia única a cada apresentação.
- 15/11, sexta-feira, 19h: “Batalha” (BH/MG)
A multiartista Dagmar Bedê, referência na palhaçaria mineira, apresenta um mergulho em referências circenses e cabareteiras, onde uma personagem luta para driblar a ruína em cena, explorando a comicidade drag e o faquirismo.
- 16/11, sábado, 19h: “Confabulações” (Salvador/BA)
Quatro Bufonas, em encenação de Joice Aglae, utilizam Mitos e Deusas (como Kali e Baubo) para refletir sobre as violências do patriarcado e do capitalismo, convocando as mulheres à transformação e à tomada das rédeas de seus destinos.
Ações formativas
- 13/11, quarta-feira, 14h às 18h: Workshop Prático sobre a estética e construção da figura palhaça feminina, ministrado por Janaína Morse e Maria Tereza Costa. (20 vagas gratuitas)
- 17 a 19/11, segunda a quarta-feira, 14h às 17h: Oficina de Palhaçaria Negra, com a artista Juliene Lellis. (20 vagas gratuitas)
Encerramento
- 20/11, quarta-feira, 19h: Show de Variedades (Dia da Consciência Negra)
O encontro se encerra celebrando a tradição e o protagonismo de mulheres pretas na palhaçaria feminina, com a participação especial das alunas da Oficina de Palhaçaria Negra. Um show vibrante que afirma o humor como ferramenta de transformação e resistência.
O movimento
O “Debuta” nasceu em 2021, durante a pandemia, para celebrar os 15 anos de pesquisa de Janaína Morse. Sua continuidade reforça o papel do evento em um campo historicamente dominado pela figura masculina.
“O Debuta é um movimento fundamental por abrir espaço para a presença e a voz das mulheres na palhaçaria... É uma iniciativa que oferece visibilidade, escuta e reconhecimento às artistas que pesquisam e reinventam essa arte a partir de seus próprios olhares e vivências, repensando narrativas e modos de rir e pensar o mundo”, comenta Janaína Morse, idealizadora do projeto.
Para a curadoria desta 3ª edição, que marca os 18 anos de investigação de Morse, o critério principal foi destacar trabalhos que dialogam com o “olhar feminino sobre o riso, o corpo e o mundo”.
“O que une as artistas participantes, além do gênero feminino, é a investigação sensível e autêntica sobre a comicidade feminina: uma criação que nasce da escuta, da presença e da liberdade, afirmando o humor como ferramenta de transformação, afeto e resistência”, completa a parceira e curadora Maria Tereza Costa.
Serviço: “Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”
- Datas: 13 a 20 de novembro de 2025
- Local: Funarte MG — Rua Janúaria, 68 - Centro
- Retirada de Senhas: 1 hora antes das apresentações, na própria FUNARTE
- Espetáculos sempre às 19h, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras
- Inscrições para Oficinas e Mais Informações sobre a Programação: Instagram @minha_companhia1