13º Festival do Japão em Minas transforma o Expominas em reduto da cultura nipônica

Com expectativa de 38 mil visitantes, evento traz jardins meditativos, gastronomia de chefs do MasterChef e discussões sobre sustentabilidade e tecnologia

13º Festival do Japão em Minas já tem data marcada

Belo Horizonte se prepara para uma imersão completa no Oriente. A partir desta sexta-feira (13), o Expominas recebe a 13ª edição do Festival do Japão em Minas, consolidado como o maior evento de celebração da cultura nipônica no estado.

Com uma área de 32 mil metros quadrados e expectativa de atrair 38 mil visitantes, o festival deste ano traz uma programação que equilibra a serenidade das tradições milenares com a energia vibrante da cultura pop.

O tema central deste ano convida o público à introspecção com os “Jardins Japoneses: Meditativo e Contemplativo”. O espaço foi projetado para reproduzir a harmonia entre rochas, água e vegetação, inspirada nos princípios do zen-budismo e xintoísmo.

Além da contemplação, o evento mergulha em nichos específicos da arte e tecnologia:

  • Urushi (Arte da Laca): Uma exposição sobre a técnica milenar de revestimento com seiva natural, que transforma objetos cotidianos em joias de resistência e sofisticação.
  • Ícones da Cultura Japonesa: Uma mostra dedicada ao universo dos animes, mangás e games, revelando como símbolos tradicionais e divindades (yokais) ganham vida nas telas e páginas contemporâneas.

Gastronomia

A culinária ganha um pavilhão exclusivo para garantir o conforto dos visitantes. O espaço Cozinha Show será o coração gastronômico, apresentando:

  • Doces Yogashi e Wagashi: O chef César Yukio (vencedor do MasterChef Confeitaria) apresenta a confeitaria moderna, enquanto a chef Cris Sampei foca na delicadeza dos doces tradicionais da cerimônia do chá.
  • Experiência Matchá: O chef Kazumine Nohara demonstra as diversas aplicações do chá verde, de bebidas a sorvetes.
  • Conexão Mineira: O evento marca o lançamento do Café Sedai, focado na exportação para o mercado japonês, unindo as duas culturas.

Inovando em seu papel social, o festival sedia o Seminário Internacional de Reciclagem Veicular (REVES 2026). O projeto, fruto de uma parceria entre a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e o CEFET, discutirá economia sustentável e soluções tecnológicas para o setor automotivo.

O festival contempla ainda música, danças típicas e Concurso Miss Nikkey, além de oferecer oficinas de Origami, Shodô (caligrafia), Sashiko (bordado) e Oshibana. Concurso Cosplay, campeonatos de hashi e distribuição de mudas de cerejeiras e ipês também fazem parte da programação.

Confira!

  • Data: 13 a 15 de março (sexta a domingo)
  • Local: Expominas, Bairro Gameleira, BH
  • Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) via plataforma GoFree
  • Mais informações: pelo Instagram
Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...