Cia. da Farsa, Breve Cia. e [conjunto vazio] se apresentam em espaços culturais de BH

Cena 3x4 celebra o teatro de grupo com mostra de novos projetos, reforçando a importância da criação colaborativa e da resistência artística

União entre o [conjunto vazio] e o Coletivo Contraponto <experiência> representa a parceria de duas forças da cena experimental belo-horizontina

Belo Horizonte se prepara para receber a Mostra Cena 3x4 2025, etapa final do projeto que é um dos principais movimentos de criação teatral de Minas Gerais. De 6 a 14 de dezembro, o público poderá conferir as estreias de três espetáculos inéditos, resultado de meses de intenso processo de colaboração entre grupos mineiros. Todas as apresentações são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade.

Nesta edição, o projeto, idealizado pela Maldita Cia. de Investigação Teatral, reuniu a Cia. da Farsa, a Breve Cia. e o [conjunto vazio] e Contraponto. Os trabalhos serão encenados em locais emblemáticos para a cena cultural da cidade: a ZAP 18, a Boate Andaluz e o Centro Cultural Casa de Candongas.

O Cena 3x4, que celebra mais de 20 anos de história, funciona como um espaço vital para a troca e a reflexão sobre os modos de criação coletiva e a necessidade de políticas públicas para o setor. “O teatro de grupo é um ofício que precisa de dedicação e aprofundamento, de tempo para se perder antes de se encontrar, tempo que parece estar escasso”, reflete Amaury Borges, cofundador da Maldita Cia.

A mostra deste ano também se expandiu para outros territórios da capital (Aglomerado da Serra, Santa Cruz, Serrano) e para Sabará, em uma rede de partilha que envolveu grupos de longa trajetória como Morro Encena, Teatro Kabana e Cia Candongas.

Os trabalhos inéditos abordam temas contemporâneos com linguagens plurais, com dramaturgias desenvolvidas durante o percurso do projeto:

  • “Agora sou eu que entardeço” (Cia. da Farsa): Aborda os desafios do envelhecimento em uma sociedade etarista, com uma reflexão poética sobre o tempo e a resistência.
  • “Post Festum: sobre a violência mítica” ([conjunto vazio] e Contraponto ): Investiga, através do teatro físico, os limites entre violência e festa, provocando o corpo como linguagem.
  • “assuviá pra chamar o vento” (Breve Cia.): Em comemoração aos 10 anos do grupo, a peça explora infância, masculinidade e afeto.
Leia também

Serviço: Mostra Cena 3x4 2025

  • Período: de 6 a 14 de dezembro
  • Entrada gratuita
  • Retirada de ingressos: pelo site
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...