Em um cenário historicamente dominado por homens, o “Encontrão das Minas” surge como uma poderosa ação de inserção e desenvolvimento para mulheres na cena das batalhas de danças. A 5ª edição do evento, que será realizada no sábado, 29 de novembro, a partir das 14h, no Centro Cultural Lindéia/Regina, em Belo Horizonte, visa ampliar a visibilidade feminina e desafiar os estigmas de gênero na cultura hip-hop.
Idealizado por Guidá, a iniciativa nasceu da trajetória da Crew UBDI e busca criar ambientes de estudo, troca de experiências e desenvolvimento técnico. “O Encontrão das Minas é realizado devido à falta de oportunidades que as mulheres ainda têm para conseguirem ser reconhecidas, valorizadas e respeitadas na cena hip-hop”, explica Guidá. “O projeto vai de contramão ao apagamento histórico das mulheres – principalmente as mulheres pretas – na cultura hip-hop”, complementa.
A programação gratuita e aberta a todos os públicos, embora focada em mulheres, conta com:
- Workshops com Chellz Tapayó e Aline Negrona para aprimoramento técnico;
- Roda de conversa com o tema “Batalhas de danças - Por quê? E pra quem?";
- Batalha Open Style para Mulheres (com premiação de R$ 800 para o 1º lugar);
- Exposição fotográfica “Agosto das Deusas”, de Bruna Cris;
- Feira de Empreendedoras independentes.
Segundo Hellen Caroline, coordenadora de equipe, o evento contribui diretamente para a promoção de um cenário artístico mais igualitário, criando uma rede de apoio e fortalecimento entre as participantes.
Serviço: ‘Encontrão das Minas’
- Quando: sábado, 29 de novembro - a partir das 14h
- Onde: Centro Cultural Lindeia/Regina: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina, Barreiro/BH
- Entrada gratuita