Mostra LAIS apresenta 11 curtas-metragens no Cine Santa Tereza

Festival destaca a força feminina, com 70% das obras dirigidas por mulheres

Mandinga (2025)

A terceira edição da Mostra Inclusiva LAIS transforma o Cine Santa Tereza em um espaço de vivência audiovisual completa, onde o público e pessoas com deficiência visual e auditiva podem compartilhar a experiência do cinema. O festival, que integra arte e inclusão social, exibe 11 curtas-metragens brasileiros, todos adaptados com recursos de audiodescrição, Libras e legendas descritivas.

De 29 a 30 de novembro, a Mostra apresenta um recorte potente da produção contemporânea, com filmes de Minas Gerais, São Paulo, Pará, Santa Catarina e Goiás. As obras transitam entre ficção, documentário, drama e animação, abordando temas sociais urgentes como: liberdade, identidade, desigualdade, solidão e resistência cultural.

Além da acessibilidade plena, o festival assume um compromisso com a representatividade, dedicando destaque à presença feminina no audiovisual: 70% dos filmes selecionados foram dirigidos por mulheres.

“Nós acreditamos que promover a inclusão vai além de oferecer uma sessão exclusiva para pessoas com deficiência. É necessário que elas tenham o direito amplo ao audiovisual,” afirma Shelmer Gvar, coordenador e idealizador do festival.

A curadoria, assinada por Bárbara Sturm, valorizou a originalidade, a temática social e a diversidade de perspectivas, resultando em um conjunto de filmes que “reafirma o espírito da LAIS: dar visibilidade a histórias que transformam e incluir todos os públicos na experiência do cinema”, segundo Gvar.

Destaques e premiação

As sessões de cinema acontecem no sábado, 29, às 19h, e no domingo, 30, às 16h30. A programação inclui ainda a palestra gratuita “O Produtor Executivo no Cinema Independente Brasileiro”, com Carole Moser, no sábado, às 16h30.

Ao final do festival, o filme mais votado pelo público receberá o Troféu LAIS e um prêmio de R$ 3.000,00, além de uma cópia acessível (com Libras, audiodescrição e legendas descritivas), incentivando a continuidade da promoção de sessões inclusivas.

Todos os ingressos para as sessões e a palestra são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada evento.

Leia também

Serviço: Mostra Inclusiva LAIS - Terceira edição

  • Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
  • Filmes: Sábado (29/11), às 19h | Domingo (30/11), às 16h30
  • Palestra: Sábado (29/11), às 16h30
  • Ingressos: Gratuitos. Retirada pelo Sympla ou na bilheteria
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...