A cidade histórica de Sabará celebra uma festa de proporções gigantescas:
Esse número massivo de visitantes, que chegam de diversas regiões, não apenas garante o sucesso da celebração, mas também impulsiona significativamente a economia local. O festival, que tem a jabuticaba como patrimônio imaterial da cidade, ocorre até amanhã, domingo (23).
Tradição, degustação e reconhecimento nacional
Promovido pela Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) e pela Prefeitura Municipal, o festival transforma as praças Melo Viana e Santa Rita em vastos e movimentados espaços gastronômicos.
O público tem a oportunidade de degustar e adquirir uma vasta gama de produtos artesanais feitos com a fruta. Entre eles, destacam-se geleias, licores, compotas, doces, molhos e inovações que ressaltam a versatilidade da jabuticaba. A qualidade e a autenticidade desses derivados possuem reconhecimento nacional, detendo o selo de Indicação Geográfica (IG) de Procedência, concedido em 2018.
Cultura e turismo
A programação engloba atrações de cultura, música e artesanato, valorizando a agricultura familiar e fortalecendo o turismo sustentável na região.
Desde 1987, o Festival da Jabuticaba tem se destacado, superando em popularidade até mesmo o Carnaval local e comprovando, a cada edição, seu papel como um poderoso motor de promoção da cultura, arte e tradição de Sabará.
Serviço: Festival da Jabuticaba de Sabará (39ª edição)
- Quando: sábado e domingo (22 e 23)
- Onde: Centro Histórico de Sabará - Praças Melo Viana e Santa Rita
- Entrada: Gratuita