Casa Rosada renasce como polo cultural e integra o Circuito Liberdade em BH

Em comemoração aos 90 anos do Minas Tênis Clube, o casarão tombado, restaurado em parceria com a Gasmig, abre ao público com nova exposição gratuita

A Casa Rosada Gasmig Minas é um casarão histórico de 1929, construído na primeira fase de ocupação da rua da Bahia

Belo Horizonte ganha um novo e significativo espaço cultural: a Casa Rosada Gasmig Minas. O casarão histórico de 1929, um raro exemplar da primeira fase de ocupação da rua da Bahia e tombado como patrimônio arquitetônico, foi totalmente restaurado e entregue à cidade como um presente pelos 90 anos do Minas Tênis Clube (MTC), com o apoio da Gasmig e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Planejada e projetada pelo arquiteto Luiz Signorelli durante os anos 20 para uso residencial, o casarão conhecido como Casa Rosada agora integra o Circuito Liberdade como um novo equipamento, que tem como marco de inauguração a exposição de longa duração “Habitar o /in/visível – Coabitar a cidade”, com curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles.

A mostra propõe uma profunda provocação sobre o território de Belo Horizonte, trazendo traços de tradicionalidade e contemporaneidade, desde os povos caçadores e coletores que habitaram a área de Curral Del Rey até a vivência da cidade hoje. Recheada de fotos, acervos, arquivos sonoros e visuais, a exposição multimídia mostra outras formas de ver o nascimento e a história da capital mineira.

O presidente do MTC, Carlos Henrique Martins Teixeira, destacou que o espaço será um centro de “vivências e experiências artísticas e gastronômicas”, ajudando a “caminhar com firmeza em direção ao futuro”. O presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, reforçou o compromisso da Companhia com a preservação do patrimônio e da cultura mineira.

Além das exposições, o público poderá conferir a Cozinha Gasmig Minas por Afeto, um espaço gastronômico com gás natural que oferece a experiência gastronômica completa com um café na entrada da galeria. A visitação à Casa Rosada Gasmig Minas é gratuita e começa no dia 20 de novembro, de terça-feira a domingo.

Leia também

Serviço: Casa Rosada Gasmig Minas

  • Exposição: “Habitar o /in/visível – Coabitar a cidade”, com curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles
  • Horário para visitação: terça-feira a sábado, das 12h às 19h, domingos e feriados, das 12h às 18h
  • Endereço: Rua da Bahia, 2.425, BH/MG
  • Entrada gratuita
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...