O ajuntamento Mulheres na Dança estreia o espetáculo “ZuZus” na Funarte MG, trazendo para o palco a poderosa trajetória de Zuzu Angel, a estilista brasileira que utilizou suas criações para denunciar a violência da ditadura militar após o assassinato de seu filho, Stuart Angel Jones. Com apresentações nos dias 18 e 19 de novembro, terça e quarta-feira, sempre às 20h, o trabalho é conduzido pelas bailarinas Marcia Neves, Marise Dinis, Flavi Lopes e Gabriela Christófaro, sob a orientação dramatúrgica da diretora e atriz Rita Clemente.
Em cena, cerca de 250 peças de roupa compõem o cenário e a narrativa. Elas simbolizam não apenas a arte e a obra de Zuzu, mas também o contexto de ausências, desaparecimentos e mortes impostos pelo regime. A pesquisa do ajuntamento, que se aprofunda na vida da estilista desde 2022, busca em “ZuZus” a luta de Zuzu e as violências que “compõem a rotina de muitas mulheres, em diferentes tempos e contextos”, como explica a bailarina e idealizadora Márcia Fabiano Neves.
A bailarina Marise Dinis complementa, destacando a importância das práticas manuais no caminho da apresentação: “Dançar Zuzu Angel é, portanto, tecer uma história que se entrelaça também a outras histórias e costurar caminhos em direção à necessária transformação”.
Serviço: Estreia Espetáculo “ZuZus”, na Funarte MG
- Datas: 18 e 19 de novembro de 2025 (terça e quarta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Funarte MG – Galpão 4 (Rua Januária, 68 - Centro)
- Entrada gratuita: Ingressos retirados na bilheteria do espaço, 1 hora antes de cada apresentação