A atriz Marisa Orth será a grande homenageada da 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 25 a 30 de junho na cidade histórica mineira. Reconhecida como um dos principais nomes do humor no Brasil, a atriz teve carreira versátil no teatro, cinema e televisão, transitado entre o cômico e o drama.
Sua personagem mais icônica, a Magda Antibes, da sitcom “Sai de Baixo”, é lembrada até hoje pela crítica irônica aos lugares-comuns da representação feminina, trazendo à tona questões profundas e bem-humoradas sobre o tema.
Para o curador Cléber Eduardo, “Marisa Orth é uma artista que sintetiza a elasticidade do humor e a força criativa das mulheres no audiovisual brasileiro”.
CineOP chega a 20ª edição
Único evento no país dedicado à preservação, história e educação do cinema brasileiro, a CineOP comemora 20 anos de existência. Com o tema central “Preservação: A alma do cinema brasileiro”, o evento terá como palco a Praça Tiradentes, o Centro de Artes e Convenções e o Cine-Museu da Inconfidência.
A programação gratuita ainda inclui a exibição de mais de 100 filmes, além de oficinas, debates, sessões cine-Escola, exposições, cortejos e shows, reunindo público estimado em 20 mil pessoas.
O humor das mulheres no cinema brasileiro
A temática histórica da edição propõe uma reflexão sobre o papel do humor no cinema, com foco na atuação das mulheres, tanto na frente quanto nos bastidores das produções audiovisuais. A mostra destaca como criadoras e intérpretes femininas vêm transformando estereótipos e consolidando novas narrativas por meio da comédia.
Para os curadores da Temática Histórica, Cleber Eduardo e Juliana Gusman, “o humor das mulheres no cinema brasileiro é uma expressão de resistência e de criatividade que desafia estereótipos de gênero e cria novas formas de representação”. “O humor pode ser uma ferramenta poderosa de crítica e transformação social”, destacam.
Prêmio Preservação
Além do enfoque histórico, a CineOP reforça seu compromisso com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro. Neste ano, o recém-criado Prêmio Preservação será entregue ao professor João Luiz Vieira, referência na formação e defesa da memória cinematográfica no país.
Na temática educação, a mostra discute os acervos audiovisuais como ferramentas pedagógicas. A educadora Maria Angélica Santos será agraciada com o Prêmio Cinema e Educação por sua atuação na alfabetização audiovisual e promoção do cinema nas escolas.
Serviço
20ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Data: 25 a 30 de junho de 2025
Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop, Praça Tiradentes e Anexo do Museu da Inconfidência - Ouro Preto, MG
Ingressos: Gratuitos