Com sessões de 6 a 15 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH) recebe uma temporada de apresentações da peça infantil inédita “Da Janela”. A montagem, com direção de Marco dos Anjos, explora a acessibilidade como parte fundamental da dramaturgia, criando uma experiência cênica inclusiva e inovadora para o público.
O espetáculo conta a história de amizade entre as crianças Malu, Nina e Cadu, que se comunicam através das janelas de suas casas. Após uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro e participações em festivais, a peça “Da Janela” segue em circulação por diversas cidades do país, incluindo Brasília, São Paulo e Fortaleza. A montagem já alcançou um público de 14 mil pessoas em 22 cidades.
O diretor Marco dos Anjos, que também é diretor artístico da companhia Trupe do Experimento, explica que o principal desafio foi tornar a acessibilidade um elemento natural da cena, e não um recurso à parte. Para isso, a produção contou com a consultoria de especialistas como Vanessa Bruna, da Incluir pela Arte, e Christofer Allex, consultor de Libras.
O elenco, que inclui profissionais com deficiência, como a atriz surda Mariana Siciliano, é fundamental para a proposta. Em cena, Elizândra Souza interpreta Malu, que usa um binóculo para narrar o que acontece na vizinhança, ajudando o público que não enxerga a acompanhar a história. A personagem ensina a autodescrição e a frase “Você quer ser meu amigo?” em Libras.
Já a personagem de Mariana Siciliano, Nina, mostra ao público como se comunicar sem usar palavras. Thamires Ferreira, atriz e intérprete de Libras, dialoga com a plateia na linguagem de sinais, integrando-a ao espetáculo.
Serviço - “Da Janela”
- Quando: de 6 a 15 de setembro, sessões aos sábados e domingos, às 15h e às 18h, e segundas, às 15h
- Onde: Teatro I do CCBB BH - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte
- Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), e estão disponíveis para venda no site
ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.