Ouvindo...

Tradição e sabor: Festival do Peixe de Lagoa da Prata bate recorde de vendas em 2025

Os bares participantes do Festival do Peixe de Lagoa da Prata comemoraram o sucesso da 12ª edição do evento

Quatorze bares se reuniram no “Mapa do Sabor” do Festival do Peixe

A 12ª edição do Festival do Peixe de Lagoa da Prata, uma das principais festas gastronômicas de Minas Gerais, bateu um recorde importante em 2025. Neste ano, cada estabelecimento participante vendeu, em média, 100 kg de peixe no decorrer das quatro semanas de evento.

O marco superou as expectativas dos organizadores e também dos vendedores. Maiquel Moura Amaral, comerciante de peixes da cidade e apoiador do festival, comemorou os resultados e agradeceu o apoio dos envolvidos.

“Estamos falando de quase 5.000 kg de peixe comercializados em quatro semanas. É um volume extraordinário que demonstra a grandeza e o sucesso do festival. Os bares participantes e os profissionais envolvidos agradecem o apoio da cidade e visitantes”, destacou ele.

Promovido pela Associação de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Acelt), o festival reúne, ao todo, 14 bares locais em torno da culinária típica de Lagoa da Prata e busca também a valorização da tradição pesqueira da cidade, que é banhada pelo Rio São Francisco e cercada por lagoas que historicamente ligam a culinária local ao peixe.

Reconhecimento

Além do envolvimento do público, a tradicional festa já foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais e pela Codemig. A conquista consolida o evento como uma referência cultural e turística para todo o estado.

Encerramento

O público tem até domingo (31) para experimentar iguarias exclusivas do evento, participar de sorteios e votar digitalmente em categorias como: melhor atendimento, cerveja mais gelada da cidade e melhores pratos do ano.

O encerramento oficial do Festival do Peixe acontece no próximo fim de semana, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, na Praia Municipal, e contará com uma ampla praça de alimentação, festival de chope e apresentações musicais.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.