A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) anunciam, pela primeira vez, uma audição afirmativa para preencher uma vaga na Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA), um dos três corpos artísticos da fundação. O processo seletivo busca especificamente uma bailarina negra, autodeclarada preta ou parda.
As candidatas devem ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiras natas/naturalizadas ou estrangeiras com permissão de residência para trabalho, e possuir experiência profissional comprovada de, no mínimo, dois anos. Além disso, é exigida graduação em Dança ou Artes do Corpo, ou registro profissional como bailarina.
As inscrições gratuitas estão abertas até as 18h do dia 29 de agosto de 2025. O processo seletivo inclui duas etapas eliminatórias: comprovação de perfil e uma avaliação prática presencial. O edital completo está disponível no
Diálogo e representatividade
Segundo Sônia Pedroso, diretora da Cia de Dança, a iniciativa surgiu de um questionamento feito por uma convidada durante o workshop “Sobre Tons na Dança”, em julho. “Nós imediatamente reconhecemos que havia uma lacuna após a saída recente de uma bailarina”, explica Sônia. "É com muita alegria que abrimos este edital, certos de que há inúmeras profissionais extraordinárias que já aguardam há muito tempo por uma oportunidade.”
A bailarina selecionada participará de espetáculos, processos criativos, filmagens, atividades de mediação cultural e outras produções artísticas da Cia. Atualmente, a CDPA é composta por 18 bailarinos-criadores e é conhecida por suas montagens de dança contemporânea.
Edital premia autoras negras mineiras
Em outra iniciativa do projeto “Sobre Tons”, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a FCS lançam um edital para premiar e publicar obras literárias ou científicas de autoras negras mineiras. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto.
Serão selecionadas três autoras, que receberão R$ 10 mil em dinheiro e a impressão de 600 exemplares de suas obras. Os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições culturais.
O edital busca valorizar a produção de mulheres negras nascidas e residentes em Minas Gerais, com mais de 18 anos. As obras, que podem ser inéditas ou não, devem ser escritas em português e ter, no máximo, 200 páginas. O edital completo está disponível no