O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, informou, na manhã deste sábado (30), a causa da morte de Luis Fernando Verissimo, ocorrida nesta madrugada, na capital gaúcha.
De acordo com a unidade de saúde, Verissimo faleceu as 00h40 deste sábado, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.
Aos 88 anos, o escritor estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento.
Histórico
Natural de Porto Alegre, Luis Fernando Verissimo nasceu em 1936. Ele se tornou um dos
Em 2021, o escritor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, desde então, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação, segundo a família. Em setembro, Luis Fernando Verissimo iria completar 89 anos.
Era casado havia mais de 50 anos com Lucia Verissimo, com quem teve três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro. Também escrevia colunas em jornais como “O Estado de S.Paulo” e “Zero Hora”.
“O pai foi um dos primeiros escritores brasileiros a escrever de maneira mais informal. E eu acho que herdei um pouco isso, essa informalidade na maneira de escrever”, disse Verissimo em entrevista.
Verrimo criou personagens marcantes como ‘O Analista de Bagé', ‘Ed Mor’t, ‘A Velhinha de Taubaté' e ‘a tira Família Brasil’. Publicou mais de 60 livros, vendeu milhões de cópias e consolidou-se como um dos autores mais lidos do país.
Verissimo vivia com a esposa Lúcia, na casa que foi do pai no bairro de Petrópolis, Porto Alegre.