Ouvindo...

Adeus a Luis Fernando Verissimo: autor tinha mais de 80 obras e vendeu 5,6 mi de livros

Escritor criou personagens como Ed Mort e a Velhinha de Taubaté; Verissimo morreu aos 88 anos em Porto Alegre, neste sábado (30)

Adeus a Luis Fernando Verissimo: autor tinha mais de 80 obras e vendeu 5,6 mi de livros

Um dos maiores escritores do Brasil, Luis Fernando Verissimo, morreu neste sábado (30), aos 88 anos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele vendeu mais de 5,6 milhões de livros e criou personagens marcantes, como Ed Mort, o Analista de Bagé e a Velhinha de Taubaté. Conforme o Hospital Moinhos de Vento a causa da morte foi devido a complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo o g1.

Verissimo estava internado desde 11 de agosto na UTI. Ele também tinha diagnóstico de Parkinson e problemas cardíacos. Em 2016, precisou implantar um marcapasso. A morte foi confirmada por familiares.

Natural de Porto Alegre, nasceu em 1936 e se tornou um dos autores mais populares do país, reconhecido pelo humor, pela ironia e pelas críticas sociais em crônicas, contos e romances. Publicou mais de 80 títulos.

Era casado havia mais de 50 anos com Lucia Verissimo, com quem teve três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro. Também escrevia colunas em jornais como “O Estado de S.Paulo” e “Zero Hora”.

Filho do escritor Érico Verissimo, cresceu entre o Brasil e os Estados Unidos. Antes da carreira literária, trabalhou em jornalismo e publicidade. Segundo ele, a informalidade da sua escrita foi herdada do pai.

“O pai foi um dos primeiros escritores brasileiros a escrever de maneira mais informal. E eu acho que herdei um pouco isso, essa informalidade na maneira de escrever”, disse Verissimo em entrevista.

Internação e diagnóstico de Verissimo

“O Hospital Moinhos de Vento informa que o paciente Luis Fernando Verissimo permanece internado no Centro de Terapia Intensiva Adulto da instituição, em estado grave, recebendo todas as medidas de suporte necessárias”, informou a unidade de saúde em nota divulgada em 18 de agosto.

Segundo familiares, o escritor havia sido internado no dia 11 de agosto, com quadro de pneumonia. Ele completaria 89 anos em setembro.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.