Ouvindo...

De murais a samba e esportes: festival gratuito começa nesta quarta (3) no Centro de BH

Circuito Urbano de Arte (CURA) traz novidades e convida o público a ocupar a Praça Raul Soares com arte e lazer; confira tudo o que vai rolar

CURA BH ocupa a Praça Raul Soares até 7 de setembro com programação gratuita e novas empenas

Começou nesta quarta-feira (3) o Circuito Urbano de Arte (CURA) 2025, que ocupa a Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte. Esta é a oitava edição do festival, que teve início na Virada Cultural e segue até o dia 7 de setembro.

O projeto, conhecido por intervenções artísticas como as fachadas de prédios pintadas no Centro — visíveis do Mirante da Sapucaí —, neste ano amplia sua atuação para além das cores nas empenas. A edição conta também com instalações, atividades esportivas, roda de samba e DJs.

O público pode levar cangas ou cadeiras de praia para curtir a música, assistir a performances radicais — como a de atletas que atravessam o vão entre prédios a mais de 70 metros de altura, equilibrados em uma fita de slackline — e acompanhar os murais ganhando forma.

As três artistas confirmados nesta edição e já começaram seus trabalhos. No Edifício Garagem (Rua dos Tupis, 485), Paulo Nazareth pinta sua primeira empena, trazendo sua arte de forte caráter político e poético. No Hotel Sorrento (Praça Raul Soares, 354), o mural será de Julianismo, jovem artista belo-horizontina que representa a nova geração da arte urbana.

Leia também: Praia de cachoeira em BH? Ponto de lazer que virou esgoto é tema de festival cultural
Projeto que transforma casas de comunidades em grande tela a céu aberto chega ao Aglomerado da Serra, em BH
Quem é o artista escolhido para pintar ‘tela gigante’ no Aglomerado da Serra, em BH
Maior favela de Minas começa a ganhar tela gigante inspirado nas 'Águas da Serra’

Já no Hotel Royal (Av. Amazonas, 1433), Sylvia Amélia apresenta Pause, instalação em acrílico que cria sombras em movimento ao longo do dia — proposta inédita no festival.

Quem participou da Virada Cultural também vai se reconhecer em outra instalação: o Inside Out, projeto do artista francês JR. Durante a festa de 24 horas, nos dias 23 e 24 de agosto, centenas de pessoas tiveram seus retratos fotografados e agora as imagens se transformam em uma grande instalação na praça.

O Inside Out, projeto criado pelo artista francês JR e que esteve presente durante a abertura do CURA BH Virada Cultural, retorna em novo formato

“Essa instalação vai estar exposta nos próximos quatro dias, gratuitamente. Todo mundo que participou vai se reconhecer lá como parte. E é isso que estamos dizendo: somos parte dessa praça. Queremos envolver a cidade na transformação desse espaço, e essa instalação é um retrato disso”, disse Priscila Amoni, idealizadora do CURA.

Mapa de histórias

Outra novidade é o Mapa Afetivo da Raul Soares, que reúne memórias de moradores, referências culturais e histórias da praça e do entorno.

“O mapa afetivo é um projeto que a gente já sonhava em fazer. Pesquisamos a história do território, desde o que é ancestral até o presente. Descobrimos memórias de cinemas, rios, seres vegetais e animais. Misturamos tudo em um mapa ilustrado, que mostra passado e presente. E ficou muito lindo”, contou Priscila. A arte será lançada hoje e distribuída gratuitamente para quem passar por lá.

Atletas atravessam o vazio entre prédios a mais de 70 metros de altura, caminhando sobre uma fita de slackline

Velódromo

Quem for conferir a programação de bike poderá participar do Velódromo Raul Soares, que transforma a praça em pista de ciclismo urbano. Criado em 2013, o evento retorna ao CURA com corridas em diferentes categorias.

“O Velódromo é uma corrida de bike em volta da praça. Vamos fechar o primeiro anel da pista, as inscrições são na hora e teremos seis categorias, masculino e feminino. A coordenação é do pessoal do Velódromo e teremos três troféus como premiação”, destacou a organização.

Música

A música da festa fica por conta de uma curadoria de DJs mulheres da cidade. “O destaque é o long set da Kingdom, na sexta-feira (5), um set dançante e animado. Também vamos ter o House of Barracudas, uma competição drag de dança, que acontece na quinta (4). E no sábado (6), uma roda de samba bem brasileira, que vai ser muito divertido para curtir a praça à tarde.” Veja a programação completa

Quarta-feira (3/9)

  • 16h às 19h – DJ Naroca
  • 19h às 19h30 – Premiação do concurso de ideias “Uma Praça pra Cidade”
  • 19h30 às 20h30 – Conversa com júri
  • 20h30 às 21h – Lançamento do Mapa Afetivo (Priscila Musa, Jonjon e Xande Peroco)
  • 21h às 22h – Playlist coletiva

Quinta-feira (4/9)

  • 16h às 18h – Playlist
  • 18h às 22h – House of Barracudas

Sexta-feira (5/9)

  • 16h às 22h – DJ Kingdom (long set)
  • VJ Suave

Sábado (6/9)

  • 13h às 19h – Highline Feelings
  • 15h às 19h – Velódromo Raul Soares
  • 19h30 às 20h – Premiação Velódromo
  • 14h às 16h – DJ Pat Manoese
  • 16h às 19h – DJ Fê Linz
  • 19h às 22h – DJ Bruna Castro
  • VJ Suave

Domingo (7/9)

  • 13h às 19h – Highline Feelings
  • 14h às 16h – DJ Sandri
  • 16h às 19h – Roda de Samba com Aninha Felipe e convidadas
  • 19h às 21h – DJ Black Josie
  • 14h às 18h – Rua de Lazer
  • 17h às 18h – Cortejo Piranhas CURA (saída e retorno – Praça Raul Soares)
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.