Começou nesta quarta-feira (3) o Circuito Urbano de Arte (CURA) 2025, que ocupa a Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte. Esta é a oitava edição do festival, que teve início na Virada Cultural e segue até o dia 7 de setembro.
O projeto, conhecido por intervenções artísticas como as fachadas de prédios pintadas no Centro — visíveis do Mirante da Sapucaí —, neste ano amplia sua atuação para além das cores nas empenas. A edição conta também com instalações, atividades esportivas, roda de samba e DJs.
O público pode levar cangas ou cadeiras de praia para curtir a música, assistir a performances radicais — como a de atletas que atravessam o vão entre prédios a mais de 70 metros de altura, equilibrados em uma fita de slackline — e acompanhar os murais ganhando forma.
As três artistas confirmados nesta edição e já começaram seus trabalhos. No Edifício Garagem (Rua dos Tupis, 485), Paulo Nazareth pinta sua primeira empena, trazendo sua arte de forte caráter político e poético. No Hotel Sorrento (Praça Raul Soares, 354), o mural será de Julianismo, jovem artista belo-horizontina que representa a nova geração da arte urbana.
Leia também:
Já no Hotel Royal (Av. Amazonas, 1433), Sylvia Amélia apresenta Pause, instalação em acrílico que cria sombras em movimento ao longo do dia — proposta inédita no festival.
Quem participou da Virada Cultural também vai se reconhecer em outra instalação:
O Inside Out, projeto criado pelo artista francês JR e que esteve presente durante a abertura do CURA BH Virada Cultural, retorna em novo formato
“Essa instalação vai estar exposta nos próximos quatro dias, gratuitamente. Todo mundo que participou vai se reconhecer lá como parte. E é isso que estamos dizendo: somos parte dessa praça. Queremos envolver a cidade na transformação desse espaço, e essa instalação é um retrato disso”, disse Priscila Amoni, idealizadora do CURA.
Mapa de histórias
Outra novidade é o Mapa Afetivo da Raul Soares, que reúne memórias de moradores, referências culturais e histórias da praça e do entorno.
“O mapa afetivo é um projeto que a gente já sonhava em fazer. Pesquisamos a história do território, desde o que é ancestral até o presente. Descobrimos memórias de cinemas, rios, seres vegetais e animais. Misturamos tudo em um mapa ilustrado, que mostra passado e presente. E ficou muito lindo”, contou Priscila. A arte será lançada hoje e distribuída gratuitamente para quem passar por lá.
Atletas atravessam o vazio entre prédios a mais de 70 metros de altura, caminhando sobre uma fita de slackline
Velódromo
Quem for conferir a programação de bike poderá participar do Velódromo Raul Soares, que transforma a praça em pista de ciclismo urbano. Criado em 2013, o evento retorna ao CURA com corridas em diferentes categorias.
“O Velódromo é uma corrida de bike em volta da praça. Vamos fechar o primeiro anel da pista, as inscrições são na hora e teremos seis categorias, masculino e feminino. A coordenação é do pessoal do Velódromo e teremos três troféus como premiação”, destacou a organização.
Música
A música da festa fica por conta de uma curadoria de DJs mulheres da cidade. “O destaque é o long set da Kingdom, na sexta-feira (5), um set dançante e animado. Também vamos ter o House of Barracudas, uma competição drag de dança, que acontece na quinta (4). E no sábado (6), uma roda de samba bem brasileira, que vai ser muito divertido para curtir a praça à tarde.” Veja a programação completa
Quarta-feira (3/9)
- 16h às 19h – DJ Naroca
- 19h às 19h30 – Premiação do concurso de ideias “Uma Praça pra Cidade”
- 19h30 às 20h30 – Conversa com júri
- 20h30 às 21h – Lançamento do Mapa Afetivo (Priscila Musa, Jonjon e Xande Peroco)
- 21h às 22h – Playlist coletiva
Quinta-feira (4/9)
- 16h às 18h – Playlist
- 18h às 22h – House of Barracudas
Sexta-feira (5/9)
- 16h às 22h – DJ Kingdom (long set)
- VJ Suave
Sábado (6/9)
- 13h às 19h – Highline Feelings
- 15h às 19h – Velódromo Raul Soares
- 19h30 às 20h – Premiação Velódromo
- 14h às 16h – DJ Pat Manoese
- 16h às 19h – DJ Fê Linz
- 19h às 22h – DJ Bruna Castro
- VJ Suave
Domingo (7/9)
- 13h às 19h – Highline Feelings
- 14h às 16h – DJ Sandri
- 16h às 19h – Roda de Samba com Aninha Felipe e convidadas
- 19h às 21h – DJ Black Josie
- 14h às 18h – Rua de Lazer
- 17h às 18h – Cortejo Piranhas CURA (saída e retorno – Praça Raul Soares)