Ouvindo...

Privatização da Copasa: governo Zema finaliza projeto e deve enviar texto para ALMG na semana que vem

Projeto apresenta duas hipóteses para privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

Proposta para privatização da Copasa já foi finalizado pelo governo de Minas e será enviada à ALMG na próxima semana

O projeto de lei que prevê a privatização da Copasa já está pronto para seguir para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A coluna apurou que o texto foi finalizado no final de maio e, agora, aguarda na Secretaria de Governo para ser encaminhado para o Legislativo.

A ideia inicial era que a proposição seguisse antes do recesso de Corpus Christi, mas articuladores de Zema decidiram esperar até a próxima semana em busca de um clima “mais ameno” para o início da tramitação.

A expectativa é que o projeto siga para a ALMG até a próxima terça-feira (20).

Segundo interlocutores, o projeto apresenta duas hipóteses: a venda de toda a participação do Estado na Copasa e, em outra, o modelo “corporation”, o mesmo utilizado na Eletrobrás e que já tem avançado na Copel, estatal paranaense.

No modelo “corporation” o estado pode vender apenas uma parte da sua participação, ou até nada, mas deixa de ser o controlador. A companhia deixa de ter um controlador, e qualquer acionista, independente do percentual que tenha, passa a ter no máximo 10% de poder de voto nas decisões.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.