Ouvindo...

Pimentel toma posse como presidente da Emgea, responsável pela gestão de ativos da União

No ano passado, ex-governador se candidatou a deputado federal mas não conseguiu se eleger

Pimentel, aliás, contou com o auxílio do ministro Alexandre Padilha para acertar sua indicação como presidente da empresa

O ex-governador Fernando Pimentel (PT) toma posse nesta quarta-feira (3) como novo presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), estatal vinculada ao Ministério da Fazenda. A cerimônia é realizada em Brasília, na sede da firma.

No ano passado, Pimentel se candidatou a deputado federal mas não conseguiu se eleger. Com a vitória de Lula (PT) para a presidência, o ex-governador de Minas passou a articular um posto para participar da gestão federal.

Ele chegou a ser cotado para outras estatais, mas foi na Emgea que o ministro Fernando Haddad decidiu encaixar o petista. Pimentel, aliás, contou com o auxílio do ministro Alexandre Padilha para acertar sua indicação como presidente da empresa.

Pouco conhecida do público em geral, a Emgea tem um papel importante - e bilionário: é a responsável pela gestão dos ativos, entre bens e direitos, da União e das entidades que integram a gestão pública do governo federal.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.