O ex-secretário da Fazenda de Romeu Zema (Novo), Otto Levy, vai se reunir nesta segunda-feira (20), às 13h30, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, para apresentar as propostas de venda da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) já estudadas pelo governo do estado. O convite foi feito pelo deputado federal, Luiz Fernando Faria (PSD-MG), coordenador da bancada federal mineira.
Levy estava à frente da Secretaria da Fazenda quando o governo de Minas elaborou o projeto de venda de recebíveis de nióbio. Considerado um entendedor do tema, ela vai apontar ao ministro os caminhos para a federalização da Codemig. O ex-secretário vai sugerir uma possibilidade em que a estatal seja mais valorizada e negociada por “um valor justo”, como tem defendido o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador vai apresentar ao presidente Lula, até esta terça-feira (21), uma proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF) apresentado por Zema. Entre as propostas está o repasse de estatais ao governo federal.
Valor da Codemig
O secretário apresentará ao ministro os números levantados. O cálculo feito até então é de que a estatal esteja avaliada em R$ 25 bilhões. Levy vai apontar uma estratégia, que envolve uma negociação com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), controlada pelo grupo Moreira Salles), e que pode elevar o valor de venda para R$ 37,5 bilhões.