União cobra do Governo de Minas homologação da RRF; adesão está nas mãos da ALMG

O ofício solicitando informações sobre homologação do Plano de Recuperação Fiscal foi encaminhando ao Estado na sexta-feira (15)

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O Governo Federal enviou ao Governo de Minas um ofício cobrando informações sobre a homologação do Plano de Recuperação Fiscal. Segundo o documento, “o Estado de Minas Gerais teve seu pedido de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal aprovado em 06 de julho de 2022 e, até o momento, não logrou homologar seu Plano”.

Cumprimento de metas

Ainda segundo o documento, apesar de o pagamento da dívida do Estado com a União estar suspenso por decisão judicial, a administração estadual precisa tanto fazer a homologação quanto cumprir as obrigações fiscais do regime já neste ano. “Em que pese a decisão judicial, em âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamento -ADPF nº 983 impetrada no Supremo Tribunal Federal – STF, que permitiu estender o prazo de suspensão do pagamento das dívidas do Estado até a data de 20 de dezembro de 2023, entendemos ser necessário ressaltar as obrigações que o Estado já deve estar cumprindo nesse período, assim como a necessidade de cumprimento dos requisitos para homologação do Plano constantes no art. 2º da referida lei até o fim desse prazo”, orienta o ofício.

"É importante que o Estado atente para o cumprimento das metas e compromissos fiscais estabelecidos para o exercício de 2023 no seu Plano de Recuperação Fiscal, já que considerando a homologação do Plano, será o primeiro exercício de vigência do Regime”, complementa o documento.

Riscos

Ao final, Rogério Céron de Oliveira, Secretário do Tesouro Nacional, que assina o documento afirma estar preocupado com uma possível não homologação do plano que poderia provocar o retorno do pagamento da dívida. “Por fim, esta Secretaria, amparada na competência legal de emitir o parecer sobre o equilíbrio fiscal das contas estaduais, demonstra sua apreensão quanto à possibilidade de não homologação do Plano do Estado de Minas de Gerais e, portanto, se coloca à disposição para eventuais tratativas quanto aos esclarecimentos solicitados”, finaliza.

Nas mãos da ALMG

O Governo de Minas apresentou o plano para a Assembleia Legislativa em 2019, mas a proposta não foi aprovada na legislatura passada. Em junho deste ano, o governador pediu o desarquivamento da peça que está parada na Casa.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...