Ouvindo...

Governo de Minas troca Subsecretária de Prevenção à Criminalidade por militar filiado ao Novo

Sai Andreza Rafaela Meneguin e entra o coronel aposentado do Corpo de Bombeiros, Matuzail Martins

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, Andreza Rafaela Meneguin, deixará o cargo. A subpasta deve ser assumida pelo coronel Matuzail Martins, que é filiado ao Novo e foi candidato a deputado federal em 2018.

O militar foi diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros, mas, pelo que apurou a coluna, ele não é uma indicação da corporação, mas sim do partido Novo. Andreza Meneguin trabalha há 15 anos no setor de prevenção à criminalidade e estava há seis anos como subsecretária. Ela é tida pelos pares como técnica altamente qualificada e responsável por entregas importantes como as relacionadas ao Programa Fica Vivo.

Além da demanda de aliados por espaço no governo, uma das fontes da coluna afirmou que pesou contra Andreza o fato de ela ter se posicionado contra a inclusão da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas dentro da Subsecretaria comandada por ela, por ter avaliado que o novo desenho deixaria a política de prevenção pequena.

As informações sobre a saída de Andreza Meneguin e a entrada do Coronel Matuzail Martins para Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade foram adiantadas pela coluna Em Cima do Fato. O governo deve fazer o anúncio e a publicação nos próximos dias.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais