Representantes do governo federal disseram aos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que a União tem interesse em fechar o acordo de Mariana o mais rápido possível. Os governadores estavam preocupados com a revisão que o Governo Lula está fazendo dos pontos que tinham sido acordados pelo Governo Bolsonaro.
Participaram da reunião o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias e o conselheiro Luiz Fernando Bandeira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), o governo federal quer fechar “o melhor acordo” e na reunião houve um “grande avanço”. As partes saíram com um “calendário técnico pronto”, segundo o ministro. De acordo com ele, a revisão é necessária para que o governo confira se estão sendo contempladas das demandas dos movimentos sociais e da sociedade civil.
A próxima reunião em Brasília está agendada para segunda-feira (10). A secretária de Planejamento, Luísa Barreto, vai representar o Governo de Minas.
Paralelo a repactuação discutida em Brasília, está tendo início o processo de conciliação mediado pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região. A primeira audiência está marcada para terça-feira (11).