O número de emplacamentos de veículos em Minas Gerais avançou 9,6% em 2025 com a comercialização de 756.622 unidades. Entidades que representam o setor avaliam que o desempenho foi impactado por iniciativas, como o Programa Carro Sustentável, apesar do cenário de crédito restritivo. Para 2026, a expectativa é de crescimento de 6,1% no setor, apostando na redução da Taxa Selic e nos investimentos do programa Move Brasil para a renovação de frotas.
Setor de moda da Grande BH movimenta R$ 10 bilhões em 2025
O Arranjo Produtivo Local do Vestuário da Região Metropolitana de Belo Horizonte estima ter movimentado cerca de R$ 10 bilhões em 2025. Analistas avaliam que o setor espera superar o cenário em 2026 com itens temáticos para a Copa do Mundo. Entretanto, o crescimento das 40 mil empresas do polo enfrenta desafios como a falta de mão de obra qualificada e questões sobre o enquadramento tributário em Minas Gerais.
Acordo Mercosul-UE abre espaço para produtos de maior valor agregado da soja mineira
Com a aprovação provisória do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia, o setor de soja em Minas Gerais vê a possibilidade de ampliar a presença no mercado europeu. Entidades avaliam que o tratado abre espaço para itens de maior valor agregado, como o farelo. Atualmente, 80% da soja brasileira vai para a China e 8% para a Europa, o que representa uma oportunidade de diversificação.