Amigas e amigos do agro!
O Brasil recebeu nessa quinta-feira em Paris, o certificado de “país livre da febre aftosa sem vacina.” É mais um grande avanço da pecuária brasileira que nos coloca no mercado internacional como maior exportador da carne bovina.
O Brasil lutou contra a febre aftosa nos últimos 50 anos e a erradicação foi acontecendo de forma regionalizada. Os critérios adotados pela Organização Mundial de Saude Animal são muito rigorosos e o Brasil foi cumprindo todos eles ao longo do tempo.
A partir de agora, os japoneses poderão comprar a carne bovina brasileira, ja que ha muito o Japao compra um bom volume de nossas carnes de frango e suína, além de ovos.
O certificado que o Brasil recebe da Organização Mundial de Saude Animal, garante também que a carne que chega à mesa do brasileiro brasileiro é segura e de qualidade. Por isso, é importante que o consumidor busque as carnes certificadas e pontos de vendas onde a qualidade é garantida.
A organização sanitária brasileira mostra para o mundo que estamos na vanguarda internacional, haja vista nossa atuação na gripe aviária que já devastou granjas em vários países da Europa, inclusive França e Italia. Os Estados Unidos estão sendo atingidos agora!
O surto ainda não chegou ao Brasil. Tivemos vários casos isoladas e, no momento, apenas um em Anta Gorda-RS em granja comercial.
Várias suspeitas continuam aparecendo em diversas regiões, inclusive no Jardim Zoológico de Brasília. De qualquer forma é preocupante, mas não alarmante! Todo cuidado está sendo tomado, entretanto, o vírus tem caminhos incertos.
Cerca de 25 países ja bloquearam a compra da carne de frango brasileira, alguns bloqueios regionalizados e outros totais, o que descontrola o mercado pois entre os que não estão comprando nada podemos citar a China, os 27 países europeus, Mexico, Canadá e outros.
Vamos aguardar e torcer pelo bom trabalho de nossa fiscalização sanitária!
Itatiaia Agro
Valdir Barbosa