Ouvindo...

Brasil fica livre da febre aftosa em reunião da OMSA em Paris

Depois de 50 anos de trabalho os pecuaristas conseguem ter um gado livre de febre aftosa podendo como maior exportador do planeta atender os países mais exigentes, caso do Japão. Confira com Valdir Barbosa…

Brasil recebeu o certificado de “país livre da febre aftosa sem vacina.”

Amigas e amigos do agro!

O Brasil recebeu nessa quinta-feira em Paris, o certificado de “país livre da febre aftosa sem vacina.” É mais um grande avanço da pecuária brasileira que nos coloca no mercado internacional como maior exportador da carne bovina.

O Brasil lutou contra a febre aftosa nos últimos 50 anos e a erradicação foi acontecendo de forma regionalizada. Os critérios adotados pela Organização Mundial de Saude Animal são muito rigorosos e o Brasil foi cumprindo todos eles ao longo do tempo.

A partir de agora, os japoneses poderão comprar a carne bovina brasileira, ja que ha muito o Japao compra um bom volume de nossas carnes de frango e suína, além de ovos.

O certificado que o Brasil recebe da Organização Mundial de Saude Animal, garante também que a carne que chega à mesa do brasileiro brasileiro é segura e de qualidade. Por isso, é importante que o consumidor busque as carnes certificadas e pontos de vendas onde a qualidade é garantida.

A organização sanitária brasileira mostra para o mundo que estamos na vanguarda internacional, haja vista nossa atuação na gripe aviária que já devastou granjas em vários países da Europa, inclusive França e Italia. Os Estados Unidos estão sendo atingidos agora!

O surto ainda não chegou ao Brasil. Tivemos vários casos isoladas e, no momento, apenas um em Anta Gorda-RS em granja comercial.

Várias suspeitas continuam aparecendo em diversas regiões, inclusive no Jardim Zoológico de Brasília. De qualquer forma é preocupante, mas não alarmante! Todo cuidado está sendo tomado, entretanto, o vírus tem caminhos incertos.

Cerca de 25 países ja bloquearam a compra da carne de frango brasileira, alguns bloqueios regionalizados e outros totais, o que descontrola o mercado pois entre os que não estão comprando nada podemos citar a China, os 27 países europeus, Mexico, Canadá e outros.

Vamos aguardar e torcer pelo bom trabalho de nossa fiscalização sanitária!

Itatiaia Agro
Valdir Barbosa

Ouça a coluna de Valdir Barbosa:

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.