Ouvindo...

Petista é favorito para coordenar bancada de MG na Câmara, segundo parlamentares

Emedebista busca apoio de parlamentares bolsonaristas

O plenário da Câmara dos Deputados, em 13 de março de 2025

O deputado federal Paulo Guedes (PT) é o favorito na disputa pela coordenação da bancada federal de Minas na Câmara dos Deputados. Os parlamentares Greyce Elias (Avante), Igor Timo (PSD) e Newton Cardoso Júnior (MDB) também estão na disputa.

Enquanto o petista conta com apoio de parlamentares de partidos da base como PSOL, PC do B e PDT, o candidato emedebista busca também apoio da oposição ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Petistas esperam ter pelo menos 28 votos entre os 53 parlamentares. A votação é presencial e será realizada às 17h desta terça-feira (17) em um dos plenarinhos da Casa. Como alguns parlamentes estão em missão internacional, o quórum pode não ser tão alto.

Leia também

Aliados de Lula acreditam que um coordenador ligado ao governo tenha mais facilidade na interlocução junto ao Planalto e aos ministérios. Já alguns membros oposição relutam em serem comandados pelo PT.

O atual coordenador da bancada, Luiz Fernando Faria (PSD), não é candidato à reeleição e defendia um acordo para candidatura única e de consenso. Ele é o resposável pelo regimento que permite alternância de poder. No entanto, haverá disputa, mas com chances de Igor Timo e Paulo Guedes se juntarem na mesma chapa.

Guedes conta com o apoio do Solidariedade e tem boa relação com o deputado federal Zé Silva, líder do Governador Romeu Zema na Câmara. Ele deve buscar apoio do senador Rodrigo Pacheco (PSD), cotado de Lula para o Governo de Minas, enquanto Newton Cardoso Júnior, procura aval do senador Cleitinho (Republicanos), cogitado para o Palácio Tiradentes entre uma ala da direita.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.