Ouvindo...

Fachin vai representar o STF no Ato do 8 de Janeiro

No recesso judiciiário, o ministro dividiu o plantão de fim de ano com Luis Roberto Barroso, presidente da Corte

O vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin

O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, vai representar o STF no Ato do 8 de Janeiro que está sendo organizado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Durante o recesso judiciário, Fachin dividiu o plantão de fim de ano com o ministro Luis Roberto Barroso, presidente da Corte.

O evento deve ser no Palácio do Planalto, conforme adiantou a coluna, mas o martelo ainda não foi batido. As férias dos ministros da Esplanada foram canceladas para que todos compareçam ao ato.

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP), foram convidados, mas ainda não confirmaram presença. No ano passado, quando a invasão aos prédios dos três poderes completou um ano, a cerimônia foi no Congresso Nacional e contou com a presença dos chefes do executivo, parlamento e judiciário.

Fachin será o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele assume o posto em setembro.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.