A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou, nesta quinta-feira (19), edital da primeira etapa da proposta de concessão da Rota das Gerais. O documento apresenta o projeto exploração e estudos de viabilidade de 735 kms das BR-116 e 251 em Minas Gerais. O edital para que as empresas apresentem propostas deve ser lançado em julho de 2025 e o leilão deve ser realizado em dezembro.
Serão beneficiadas várias cidades da região norte de Minas. Dentre as cidades cortadas pela BR 116 (MG) estão Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Ponto dos Volantes, Medina, Águas Vermelhas e Divisa Alegre. Na BR 251 serão contempladas, por exemplo, as cidades de Montes Claros, Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Padre Carvalho e Curral de Dentro.
O edital publicado nesta quinta prevê a realização de audiências públicas em Montes Claros, Governador Valadares e Brasília. A previsão de investimentos é de R$ 12,485 bilhões com previsão de obras de duplicação, faixa adicional, vias marginais, passarelas e áreas de escape.
Dentre os serviços operacionais estão previstos ambulâncias, guinchos leves, guinchos pesados, caminhões pipas, internet e iluminação.
O projeto Rota das Gerais será relatado pelo diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.