Minas Gerais perde R$ 2,52 bilhões em impostos por ano com o comércio ilegal de cigarros eletrônicos e sachês de nicotina, consumidos por mais de 1 milhão de pessoas no estado. O levantamento da USP com o Instituto Ipsos mostra que a falta de regulação empurra o mercado para o crime organizado. Minas é o segundo estado mais afetado do país, atrás apenas de São Paulo.
Turismo de Portugal em Minas cresce, mas Embratur cobra mais ação local
Minas Gerais recebeu cerca de 10 mil turistas portugueses entre janeiro e setembro, um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de visitantes argentinos também disparou, com alta de 173,5%. Apesar dos avanços, a Embratur avalia que o estado ainda está longe de explorar todo o seu potencial.
Usinas reajustam preços do aço em até 8% neste mês
Os preços do aço subiram neste mês nas usinas brasileiras. Segundo o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), os laminados a quente tiveram reajuste de 7,5% a 8%, enquanto os demais produtos aumentaram de 3,5% a 4%. A elevação, anunciada no fim de setembro, fez clientes e distribuidores anteciparem pedidos para evitar o repasse. As vendas de aços planos cresceram 10,6% em setembro, e as compras, 5,4%. Um novo aumento pode ocorrer em novembro ou dezembro, ainda sem previsão de valor.