Para saber qual o planeta mais quente do sistema solar, pela lógica, bastaria saber qual está mais próximo do Sol. Porém, na realidade, Vênus é mais quente do que Mercúrio, que fica mais perto do astro. A resposta para o enigma está na densidade de cada um dos corpos celestes.
Mercúrio está a 58 milhões de quilômetros do Sol, enquanto Vênus fica a cerca de 108 milhões de quilômetros. A superfície do primeiro planeta do sistema solar que está voltada para o astro pode chegar a medir 430°C.
No entanto, Mercúrio tem uma atmosfera extremamente fina e rarefeita, quase inexistente. Por causa da ausência dessa proteção, o planeta não consegue reter o calor do Sol. O resultado disso são longas noites, de quase 30 dias na Terra, em que as temperaturas chegam a -180°C. Devido a essa grande variação térmica, Mercúrio não é o planeta mais quente do sistema solar e média.
Vênus, por outro lado, tem a atmosfera mais densa entre todos os planetas rochosos do sistema solar. Essa camada protetora é composta por aproximadamente 96% de dióxido de carbono (CO₂), um potente gás de efeito estufa. Isso resulta numa pressão na superfície que é mais de 90 vezes a da Terra, trazendo um efeito estufa descontrolado para o planeta.
Além disso, essa temperatura é constante em todo o planeta, tanto de dia quanto de noite, e é alta o suficiente para derreter chumbo. Portanto, é a atmosfera de Vênus, e não sua distância do Sol, a principal razão pela qual ele é o planeta mais quente do sistema solar.
Quais os planetas mais gelados do sistema solar?
Os principais candidatos a esse título são Urano e Netuno, no extremo do sistema solar. Netuno é o planeta mais distante do Sol, a uma distância de cerca de 4,5 bilhões de quilômetros. Suas nuvens superiores registram temperaturas de cerca de -214 °C.
No entanto, o título de planeta mais frio é frequentemente atribuído a Urano. Apesar de estar mais próximo do Sol que Netuno, Urano registrou a temperatura mais baixa já medida em um planeta -224 °C. O motivo disso está na baixa emissão de calor interno do planeta.