OpenAI vai descontinuar modelos do ChatGPT a partir de fevereiro de 2026

Modelos de linguagem já haviam sido abandonados antes e foram resgatados depois de reclamações sobre a versão atual

Última atualização do ChatGPT foi lançada em dezembro do ano passado

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, anunciou que vai descontinuar uma série de modelos de linguagem. Os recursos serão extintos a partir de 13 de fevereiro de 2026.

No comunicado, a OpenAI afirma que a perda de alguns desses modelos pode frustrar seus usuários, mas garante que vai melhorar os modelos com maior adesão. Os modelos que serão descontinuados são os seguintes:

  • GPT‑5 (Instant e Thinking)
  • GPT-4o
  • GPT-4.1 e GPT-4.1 mini
  • OpenAI o4-mini
Leia também

Os modelos GPT-4o já haviam sido abandonados antes, mas foram resgatados depois que os usuários da plataforma reclamaram do GPT-5, lançado em agosto do ano passado. A principal queixa foi a “personalidade” da nova versão, que não era tão acolhedora e criativa quanto a antiga.

A OpenAI garante que esses problemas foram resolvidos. O GPT-5.2, versão atual da plataforma lançada em dezembro de 2025, buscou reduzir erros e “alucinações” da IA.

ChatGPT Health

A OpenAI também apostou em chatbots alternativos para 2026, como o ChatGPT Health, inteligência artificial destinada a perguntas relacionadas à saúde. A ferramenta ainda permite que os usuários utilizem registros médicos e aplicativos de saúde, como Samsung e Apple Health, para otimizar as respostas.

O objetivo é ajudar os pacientes com tarefas como entender resultados de exames médicos, preparar o usuário para consultas e fornecer dicas sobre treino e dieta. A OpenAI destaca que a ferramenta não substitui atendimento médico, servindo apenas para prestar apoio.

Ainda não é possível usar a ferramenta, mas o usuário pode entrar em uma fila de espera, no site ou aplicativo do ChatGPT, para acessar a funcionalidade assim que estiver disponível.

Inicialmente, o Health será só para iOS, o sistema operacional dos iPhones e outros dispositivos da Apple. Ainda não se sabe quando será oferecido para celulares com o sistema Android.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...