Nasa divulga guia prático para observar eclipse lunar total que acontece em março

Fenômeno pode ser observado sem binóculos ou telescópios e será visível na América Latina

Além do eclipse, também será possível observar constelações que ficam “escondidas” pela luz da Lua

Um eclipse lunar total tomará conta do céu no dia 3 de março deste ano. A famosa Lua de Sangue será visível na América do Sul, América do Norte e Central, Ásia e Austrália, segundo a Agência Espacial Americana (Nasa).

Na ocasião, a Lua surgirá avermelhada. Isso acontece porque nosso planeta bloqueia a maior parte da luz solar que chega ao astro , e a luz que atinge a superfície lunar é filtrada por uma espessa camada da atmosfera terrestre.

Além do eclipse, também será possível observar constelações que ficam “escondidas” pela luz da Lua normalmente. No momento do eclipse, a Lua estará na constelação de Leão, sob as patas traseiras do animal.

Leia também

Como observar o eclipse

Para observar o fenômeno não é necessário binóculo ou qualquer outro equipamento, mas eles podem ajudar. Além disso, procure um ambiente escuro, longe de luzes fortes, e com linha de visão direta para a Lua.

Nos dias próximos ao eclipse, o guia “O que está acontecendo no céu”, da Nasa, pode ajudar. Por lá é possível encontrar dicas de observação do céu e da lua considerando as condições atuais. O “Guia Diário da Lua” tem função parecida e também pode ser um grande aliado.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...