Ouvindo...

Quer usar o ChatGPT no seu dia a dia? Veja 6 sugestões

Ferramenta pode ser útil para agilizar algumas tarefas

Robô ChatGPT pode ser útil em atividades cotidianas

Com toda a polêmica em torno do ChatGPT — e o lançamento de seu concorrente Bard, pelo Google —, muitos não sabem como esse robô de conversa pode ser útil no dia a dia. Existem muitas preocupações sobre seu uso de forma a burlar atividades escolares, por exemplo.

Leia mais:

Paralelamente, empresas já incorporam a inteligência artificial a outros softwares. Embora não substitua algumas funções humanas, a ferramenta pode ser útil em tarefas cotidianas. Veja algumas dicas — mas não vale fazer o robô realizar suas atividades principais.

1 – Escrever e-mails

O ChatGPT pode escrever e-mails a partir de direcionamentos como tema, data e hora. Isso agiliza o trabalho e permite que você dedique mais tempo a outras atividades.

2 – Redigir em outros idiomas

Se tiver dúvidas ao escrever textos em outros idiomas, o robô pode ser um grande auxílio. Entre os idiomas compatíveis estão inglês, espanhol, francês e alemão. Lembre-se, entretanto, que isso não substitui o conhecimento prático em todas as atividades — em conversas ao vivo, como entrevistas de emprego, por exemplo, o ChatGPT não vai poder ser usado.

3 – Explicar termos técnicos

Novos conceitos surgem constantemente e, às vezes, é difícil explicá-los para públicos específicos, como crianças ou idosos. A inteligência artificial pode ajudar a encontrar definições mais simples nesses casos.

4 – Encontrar palavras que não lembra

Se você sabe o significado de uma palavra, mas não lembra dela, pergunte ao ChatGPT. Ele pode ajudar a encontrar o termo correta ou sinônimos para ele.

5 – Planejar a rotina

Se você tem muitas atividades no dia a dia e ainda não conseguiu organizá-las, pode pedir que o robô crie uma rotina com todas as tarefas. Pode ser uma boa opção para conciliar melhor os horários.

6 – Obter códigos

A automação de tarefas pode ficar mais fácil com a ajuda do robô. Compatível com algumas linguagens de programação — como C++, Python e Java —, pode fornecer prontos para iniciantes ou profissionais experientes. Vale lembrar, porém, que isso não substitui o conhecimento real do assunto.