As empresas xAI e X, do bilionário
Com 61 páginas, a denúncia foi apresentada em um tribunal federal no Texas e acusa a Apple e a OpenAI de fecharem um acordo exclusivo que torna o
“Esta é a história de dois monopolistas que unem forças para garantir seu domínio contínuo em um mundo impulsionado rapidamente pela tecnologia mais poderosa já criada pela humanidade: a inteligência artificial”, afirmou a ação.
Segundo os autores, a Apple possui 65% do mercado de smartphones nos Estados Unidos, enquanto a OpenAI controla pelo menos 80% do mercado de chatbots de IA generativa por meio do ChatGPT.
Aliança entre Apple e OpenAI
Apple e OpenAI comunicaram a aliança em junho de 2024. A parceria tornou o ChatGPT o assistente de IA exclusivo do iPhone, acessível pelo assistente de voz Siri e outras funções do celular.
Segundo a ação, o acordo exclusivo dá ao ChatGPT acesso exclusivo a “bilhões de solicitações” de centenas de milhões de usuários de iPhone. A denúncia também acusa a Apple de manipular as classificações da App Store para favorecer o ChatGPT e atrasar a aprovação de atualizações do aplicativo Grok.
Ação bilionária
As empresas de Musk pedem bilhões de dólares em danos e uma ordem judicial permanente para deter as supostas práticas anticompetitivas. Além disso, a ação exige ainda um julgamento com júri.
A Apple e a OpenAI ainda não responderam às solicitações de comentários enviadas pela AFP. O processo chega após as ameaças que Musk fez no início do mês e que gerou uma discussão tensa com o diretor executivo da OpenAI, Sam Altman.
Em uma mensagem no X, Altman definiu a acusação de Musk como “notável” e disse que o bilionário “manipulava o X para beneficiar a si mesmo e às suas empresas”. Musk respondeu chamando-o de “mentiroso”.
Após deixar a OpenAI em 2018, Musk e Altman desenvolveram uma relação conflituosa. Em 2023, Musk fundou a xAI para competir com a OpenAI e outras grandes empresas de inteligência artificial.
(Com Agence France-Presse - AFP)
*Sob supervisão de Edu Oliveira