Ouvindo...

Cientistas dizem ter descoberto nova cor nunca vista antes: veja foto

Para enxergar nova cor, foi necessário uso de equipamentos científicos e lasers

Estudo foi publicado na última sexta-feira (18)

Pesquisadores dos Estados Unidos dizem ter descoberto uma nova cor nunca vista antes, nem mesmo na escala pantone. Os cientistas batizaram a cor de “olo” e a descrevem como um tom azul-esverdeado. O estudo foi publicado na revista Science Advances na última sexta-feira (18).

O professor Ren Ng, da Universidade da Califórnia, explica como foi a experiência de enxergar a “olo” pela primeira vez. “Digamos que você passe a vida inteira vendo apenas rosa, rosa bebê, um rosa pastel. Então, um dia você vai ao escritório e alguém está usando uma camisa, e é o rosa bebê mais intenso que você já viu, e eles dizem que é uma cor nova e nós a chamamos de vermelho”, detalha.

Leia também

Ele e mais outros quatro participantes foram os únicos que viram a nova cor. O professor descreve a “olo” como “mais saturada do que qualquer outra cor que você pode ver no mundo real”.

Como faço para ver a ‘olo’?

A má notícia é que a cor olo não pode ser vista a olho nu. Para isso, é necessário usar um estímulo específico com lasers na retina. Porém, os cientistas divulgaram uma tonalidade que se aproxima de como é a nova cor.

Veja a foto abaixo:

Durante o experimento da equipe, os pesquisadores direcionaram um feixe de laser para a pupila de um olho de cada participante. Depois, o grupo analisou um dispositivo chamado Oz, que consiste em espelhos, lasers e dispositivos ópticos.

Por fim, eles ajustaram um mostrador de cores controlável até que correspondesse a olo, tendo como resultado uma nova cor.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.