Ouvindo...

Cometa verde poderá ser visto a olho nu no fim do mês

O cometa verde estará mais próximo do Sol no dia 12 de janeiro e estará mais próximo da Terra no fim de janeiro

Cometa poderá ser visto a olho nu

Pela primeira vez em 50 mil anos, o cometa verde poderá ser visto no céu sem o auxílio de equipamentos. De acordo com a NASA, a agência espacial americana, o astro esverdeado, conhecido como C/2022 E3, poderá ser observado perto do fim deste mês

A agência americana projeta que ele esteja em seu ponto mais próximo do Sol no dia 12 de janeiro. Contudo, ele poderá ser visto a olho nu apenas três semanas depois: entre a 3ª da semana de janeiro e a 1ª semana de fevereiro, ele estará perto da Terra.

O seu brilho apenas poderá ser observado à noite. Admiradores de astros que estiverem usando binóculos e telescópios terão vantagem sobre aqueles que não serão auxiliados por nenhum aparato. Os observadores que vivem no Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador), conseguirão visualizar o astro abaixo da linha do horizonte.

O melhor período para observação do cometa verde será entre os dias 21 e 22 de janeiro e uma semana depois. Ele vai ser flagrado entre as constelações da Ursa Menor e Ursa Maior. Depois dessa data, ele poderá ser visto do Hemisfério Sul, onde nos localizamos.

O cometa foi descoberto em 2 de março de 2022 por astrônomos que usaram a câmera de campo amplo do Zwicky Transient Facility, no Observatório Palomar, em San Diego, na Califórnia, estado ao extremo-Oeste dos Estados Unidos.

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.