Neurônios dormentes do tecido
Leia também:
Essas células têm a habilidade de se reprogramar em alguns animais. Nos seres humanos e mamíferos em geral, doenças e ferimentos causam danos irreparáveis nelas e elas perdem a capacidade de se regenerar. Nos peixes, por sua vez, elas são reativadas e conseguem reconstruir a retina. Ainda não se sabe por que isso acontece.
O processo foi testado em células de camundongo e as descobertas podem levar, no futuro, a terapias de restauração de
Conhecidas como Fatores de Identidade Temporal (FIT), elas têm papel importante no desenvolvimento de células em diversos tipos. As células de Müller foram isoladas e cultivadas antes de serem reprogramadas usando FITs. Apesar de os FITs não terem transformado completamente as gliais em células-cone, elas assumiram características necessárias para funcionarem como fotorreceptoras.
As gliais ajudam a nutrir, regular e organizar outras células oculares, mas, por enquanto, não há quantidade suficiente delas para converter células fotorreceptoras e curar uma visão perdida. A pesquisa está em estágio inicial e é possível que, no futuro, os tratamentos em humanos não necessitem do transplante de células novas.