Ouvindo...

Nasa planeja primeira missão tripulada à Lua em 50 anos

Missão Artemis II lançará quatro astronautas do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, para uma viagem de dez dias ao redor da Lua

Astonautas da NASA (esquerda para direita) Christina Koch, Victor Glover, Reid Wiseman, astronauta da agência espacial canadense Jeremy Hansen

A agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, planeja realizar uma viagem tripulada ao redor da Lua no próximo ano. Os detalhes da missão, conhecida como Artemis II, foram divulgados em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (24). De acordo com a administradora associada da Nasa, Lakiesha Hawkins, esse é um momento importante na exploração humana do espaço.

“Juntos, temos um lugar na primeira fila da história”, disse ela em entrevista coletiva esta tarde. “A janela de lançamento pode abrir já no dia 5 de fevereiro, mas queremos enfatizar que a segurança é nossa maior prioridade.” Já faz 50 anos que nenhum país realiza uma missão tripulada à lua.

Leia também

De acordo com Hawkins, a Nasa já havia se comprometido a lançar a missão lunar tripulada até o dia 26 de abril. No entanto, a esperança é antecipar esse prazo, desde que tenham condições seguras para isso. A missão Artemis II é o segundo lançamento do programa Artemis.

O objetivo é pousar astronautas e, eventualmente, estabelecer uma presença de longo prazo na superfície lunar. De acordo com a administradora associada adjunta interina da Nasa, a missão tem caráter de teste e a agência espera aprender como o voo.

A primeira missão Artemis durou 25 dias, a partir de uma missão não tripulada em novembro de 2022. A nave espacial viajou ao redor da Lua e voltou para a Terra. A missão foi considerada um sucesso e trouxe aprendizados que puderam ser aproveitados para a missão Artemis II.

Na nova missão, o objetivo é, principalmente, testar os sistemas de suporte à vida. Com isso, o sucesso da missão vai determinar em quanto tempo a NASA poderá lançar a Artemis III e, de fato, pousar na Lua.

Leia também:

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas