A agência espacial dos Estados Unidos,
“Juntos, temos um lugar na primeira fila da história”, disse ela em entrevista coletiva esta tarde. “A janela de lançamento pode abrir já no dia 5 de fevereiro, mas queremos enfatizar que a segurança é nossa maior prioridade.” Já faz 50 anos que nenhum país realiza uma missão tripulada à lua.
De acordo com Hawkins, a Nasa já havia se comprometido a lançar a missão lunar tripulada até o dia 26 de abril. No entanto, a esperança é antecipar esse prazo, desde que tenham condições seguras para isso. A missão Artemis II é o segundo lançamento do programa Artemis.
O objetivo é pousar astronautas e, eventualmente, estabelecer uma presença de longo prazo na superfície lunar. De acordo com a administradora associada adjunta interina da Nasa, a missão tem caráter de teste e a agência espera aprender como o voo.
A
Na nova missão, o objetivo é, principalmente, testar os sistemas de suporte à vida. Com isso, o sucesso da missão vai determinar em quanto tempo a NASA poderá lançar a Artemis III e, de fato, pousar na Lua.
Leia também:
Nasa terá um homem negro e uma mulher pela primeira vez em missão à Lua Cientistas espanholas simulam ambiente de Marte em deserto dos EUA Nasa divulga novo traje espacial para futuras missões na Lua; confira
(Sob supervisão de Edu Oliveira)