Ouvindo...

Nasa adia expedição que irá enviar, pela primeira vez, uma mulher e uma pessoa negra à Lua

Ultima vez que a humanidade foi ao satélite natural foi em dezembro de 1972; missão foi remarcada para 2026

Missão da Nasa que vai enviar humanos à Lua depois de mais de 50 anos é adiada

A Nasa anunciou na última terça-feira (9) que adiou o envio de humanos à Lua pela expedição científica Artemis - que marca o retorno da humanidade no satélite natural após mais de 50 anos. Muito mais que avanços científicos, a missão também é um marco humanitário, uma vez que vai ser a primeira vez que uma mulher e uma pessoa negra irão à superfície da Lua.

O programa é uma iniciativa da Nasa para estabelecer uma exploração científica a longo prazo no satélite natural. Prevista para acontecer já em 2024, a segunda expedição, Artemis II, foi remarcada para setembro de 2025 e a terceira expedição, Artemis III, foi remarcada para 2026. A Nasa decidiu a pela mudança de planos para garantir a segurança dos astronautas a bordo do veículo espacial Orion. “Nós estamos retornando a Lua de uma forma que nunca fizemos antes e a segurança dos nossos astronautas é a maior prioridade da Nasa, a medida que nos preparamos para as futuras missões da Artemis’”, explicou o administrador da instituição, Bill Nelson.

O veículo espacial apresentou falhas na bateria e instabilidade em um circuito responsável por pela ventilação de ar e controle de temperatura da nave - pontos observados na primeira expedição Artemis I. “Já aprendemos muito desde a Artemis I, e o sucesso das primeiras missões reside nas nossas parcerias comerciais e internacionais para aumentar o nosso alcance e a compreensão da humanidade no nosso sistema solar. Artemis representa o que podemos alcançar como nação e como uma coalizão global”, finalizou.

Entenda o objetivo de cada missão

Artemis II

A expedição Artemis II será a primeira missão da Nasa com tripulantes dentro foguete Orion do Sistema de Lançamento Espacial. Com expectativa de durar 10 dias, a equipe será composta por quatro pessoas, entre elas Christina Koch e Victor Glover - respectivamente, a primeira mulher e a primeira pessoa negra em uma expedição à Lua. O objetivo dessa missão é confirmar se os sistemas dos veículos espaciais com uma tripulação abordo estão operando de forma adequada nas profundezas do espaço.

Artemis III

Já a expedição Artemis III, prevista para 2026, será o retorno da humanidade a superfície lunar em mais de 50 anos. A Nasa espera explorar o polo sul da Lua. No solo lunar, os astronautas irão produzir estudos dentro da nave, além de caminharem no local para realizar pesquisas geológicas e obterem amostras e dados para objetivos científicos.

Artemis IV

A expedição Artemis IV está prevista para 2028 e pretende instalar uma estação espacial na Lua

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento