Sobe para 55 o número de mortes em incêndio impressionante em Hong Kong

Ao menos 123 pessoas ficaram feridas, entre elas oito bombeiros; centenas de pessoas continuam desaparecidas

Chamas se espalharam rapidamente por estruturas inflamáveis; causa do fogo ainda é investigada

O número de mortos no enorme incêndio que atingiu um conjunto habitacional em Hong Kong aumentou para 55. A atualização foi divulgada pelo corpo de bombeiros da cidade na manhã desta quinta-feira (27, horário local).

Ao menos 123 pessoas ficaram feridas, entre elas oito bombeiros. Das vítimas fatais, 51 morreram no próprio local e quatro após serem levadas ao hospital, segundo as autoridades.

Leia também

Centenas de pessoas continuam desaparecidas. O Corpo de Bombeiros não divulgou uma atualização sobre o número de pessoas desaparecidas após o incêndio. Anteriormente, as autoridades haviam informado que 279 pessoas estavam desaparecidas.

Segundo um porta-voz em uma coletiva de imprensa, esse é o pior desastre registrado em várias décadas na cidade.

As chamas consumiram totalmente andaimes de bambu de ao menos três blocos de apartamentos em Tai Po, ao norte de Hong Kong, antes de se espalhar para outras partes do complexo residencial Wang Fuk Court.

Segundo a BBC, entre os mortos está um bombeiro de 37 anos. O homem morreu enquanto combatia as chamas. Uma investigação sobre as causas do incêndio está em andamento. Segundo as autoridades, a velocidade com que o fogo se alastrou foi “incomum”.

Conforme a CNN, a causa do incêndio no distrito de Tai Po, no norte de Hong Kong, ainda não foi identificada.

No entanto, a suspeita é de que o fogo tenha se espalhado devido às telas de proteção verdes usadas em obras e aos andaimes de bambu — estruturas tradicionais da construção chinesa, mas que vêm sendo substituídas em Hong Kong desde março por questões de segurança.

*com informações de AFP e CNN

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...