Estimativas da Sensor Tower apontam que o
Threads, concorrente do Twitter que atraiu milhões de interessados em sua primeira semana, já enfrenta queda de usuários ativos e engajamento — e faz menos de três semanas que ele foi apresentado. A queda chega a 70% em relação ao pico, registrado em 7 de julho: atualmente, cerca de 13 milhões de usuários estão ativos.
Leia também:
A plataforma, criada pela Meta e anunciada como espaço de “atualizações em tempo real e conversas públicas”, apresenta tempo médio de permanência de 4 minutos. Nos EUA, o pico foi de 21 minutos, ocorrido no dia do lançamento (5 de julho) entre usuários de Android. O aplicativo ultrapassou os 100 milhões de inscritos apenas cinco dias depois de ser anunciado.
O
Twitter, por sua vez, mantém diariamente 200 milhões de usuários ativos que permanecem, em média, 30 minutos diários na rede social. Em entrevista ao The Wall Street Journal, a Meta diz que não vê a queda com preocupação e que o declínio já era esperado. Segundo a empresa, novos recursos para o Threads estão em desenvolvimento.
Poucos recursos
O Threads permite posts com até 500 caracteres e eles podem ser acompanhados de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. A plataforma ainda tem poucos recursos e funcionalidades. Não há, por exemplo, uma área com os assuntos mais comentados (os de trending topics). Além disso, não é possível usar hashtags nem buscar palavras-chave.
Além disso, por enquanto, o serviço não tem anúncios.
Mark Zuckerberg diz que planeja monetizá-lo quando ele ultrapassar 1 bilhão de usuários. “Nossa abordagem será a mesma de nossos outros produtos: fazê-lo funcionar bem primeiro, depois ver se podemos levá-lo a 1 bilhão de pessoas e só então pensar em monetização”, explica.