Ouvindo...

Você usa o Remini? Seus dados podem ser usados por até 10 anos

Segundo a empresa, entretanto, clientes podem pedir exclusão das informações

Remini mantém dados de usuários por até 10 anos após encerramento do contrato

Dez anos. Esse é o tempo que as informações de usuários podem ser mantidas em servidores do app Remini após o encerramento do contrato — ou seja, o momento em que o cliente solicita o fim da relação com a ferramenta. Os esclarecimentos estão descritos na política de privacidade da empresa. As letras não são miúdas, mas poucos leem o documento.

Leia também:

Entre as informações coletadas e armazenadas pela solução estão nome, endereço de e-mail e biometria. “As tecnologias do app não permitem identificação ou autenticação única das pessoas nas imagens nem é nossa intenção treinar as tecnologias para tal”, diz a política de privacidade da Bending Spoons S.p.A, criadora do sistema.

O app, que usa inteligência artificial para simular imagens realistas, se tornou bastante popular recentemente. Seu uso gratuito tem como contrapartida a entrega de informações pessoais dos clientes para parceiros da companhia, como provedores de armazenamento, fornecedores de serviços de marketing e plataformas de publicidade.

O documento não detalha, entretanto, quem são esses parceiros nem para onde os dados são efetivamente enviados. Mesmo assim, diz que os clientes têm o direito de solicitar a remoção de suas informações. Para isso, é preciso enviar um e-mail para privacy@bendingspoons.com.

A empresa afirma que adota medidas para prevenir perda, uso indevido e alteração de informações pessoais. Apesar disso, aponta que “as transmissões pela internet nunca são 100% seguras” e que o usuário “não deve fornecer nenhum dado pessoal se quiser evitar qualquer risco”.

A política de privacidade da organização informa que os dados podem ser processados de formas automatizada e não automatizada — nesse caso, há a possibilidade de humanos terem acesso às informações. As informações coletadas incluem identificadores, atividade na internet, nome, país definido nas configurações do smartphone e interações do usuário com o aplicativo.

Segundo a companhia, os dados podem ser compartilhados com parceiros que realizam atividades “relacionadas” ou “fundamentais” a seus negócios e suas atividades operacionais. Além disso, informa que, se a empresa for comprada ou falir, as informações poderão ser divulgadas a consultores de compradores em potencial e transferidas a outro proprietário.

Autoridades públicas, judiciais ou policiais também podem ter acesso aos dados, desde que dentro dos limites estabelecidos pela legislação. Para proteger e administrar interesses comerciais, as informações podem ser repassadas a consultores profissionais. Outras empresas da Bending Spoons S.p.A também podem receber os dados.