Imagine que seu celular não tem sinal da
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Vídeos no TikTok indicam a solicitação do bloqueio de pedidos de portabilidade pelo celular à operadora — assim, a operação teria de ser feita presencialmente. Só que a opção não existe. Na Vivo, a alteração é feita presencialmente nas lojas. Já a Claro permite a solicitação pelo atendimento telefônico, mas ela deve ser confirmada a partir da aceitação de um SMS.
Em abril, a Anatel anunciou que todos os pedidos de portabilidade, presencialmente ou por telefone, terão de ser confirmados por SMS — e a mensagem deve ser respondida de forma positiva em até 30 minutos. Essa etapa está sendo implementada, mas, por enquanto, somente o DDD 64 tem a proteção. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou a reportagem da Itatiaia que ainda não há cronograma definido para outras localidades.
Como se proteger?
É muito importante ficar atento a mensagens informativas sobre a execução de procedimentos que não tenham sido solicitados. Além disso, vale verificar as cobranças contidas em faturas e observar o consumo de internet móvel, de processamento e de bateria — se eles estiverem anormais, a conta pode estar comprometida.
Se receber um SMS relativo a pedido de portabilidade que não foi solicitado, não o confirme e entre em contato com a operadora. Chamadas em nome da operadora requerem atenção: não informe dados pessoais nem realizar pagamentos fora dos canais oficiais de atendimento.
Ao ser vítima de fraude desse tipo, comunique imediatamente a operadora de telefonia para que ela bloqueio o número roubado e restabeleça o serviço. Vale, ainda, registrar um boletim de ocorrência para que as autoridades investiguem o caso.