Nasa divulga novas fotos do cometa 3I/Atlas e desmente teorias da conspiração

O cometa é o terceiro já observado no sistema solar, segundo a agência norte-americana

Esta imagem da NASA, obtida em 19 de novembro de 2025, mostra o cometa interestelar 3I/ATLAS, circulado no centro, visto pelo instrumento de imagem em preto e branco LöLORRI da sonda Lucy da NASA

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, a Nasa, divulgou, nesta quarta-feira (19), novas imagens do cometa 3I/Atlas, considerado mais velho do que o Sistema Solar. Ele foi descoberto pela primeira vez em julho.

O cometa é o terceiro já observado no sistema solar, segundo a Nasa. A trajetória dele será de 170 milhões de milhas da Terra, o que corresponde a quase o dobro da distância entre a Terra e o Sol.

Em uma publicação feita nos stories do Instagram, a agência descartou a possibilidade de se tratar de uma espaçonave alienígena, como vinha sendo dito por algumas teorias da conspiração.

“Temos quase 20 missões científicas e equipes observando o 3I/ATLAS enquanto ele viaja pelo nosso Sistema Solar, deixando a gente confiante de que se trata apenas de um cometa muito legal”, escreveu a agência.

Leia também

Ainda de acordo com a Nasa, objetos interestelares como o cometa são uma oportunidade para a agência aprender do que são feitos os sistemas solares além daquele em que estamos inseridos. “Por isso, os astrônomos têm estado de olho no cometa 3I/Atlas em seu arco ao redor do nosso Sol.”, acrescentou.

Vale lembrar que o cometa se originou fora do nosso sistema solar e é o terceiro a ser visto, at1I/'Oumuamua, em 2017, e do 2I/Borisov,  em 2019, de acordo com a Agência Espacial Europeia. Ele foi visto pela primeira vez pelo telescópio ATLAS, no Chile, em julho deste ano.

Veja mais fotos:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...