O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (19) que sancionou um projeto de lei que orienta o Departamento de Justiça a divulgar publicamente todos os
O anúncio foi feito em uma publicação longa em sua conta no Truth Social, na qual Trump apresentou a medida como um esforço de transparência e criticou os democratas por suas associações passadas com Epstein. “Acabei de assinar o projeto de lei para divulgar todos os arquivos de Epstein”, escreveu o presidente.
“Os democratas têm usado a questão ‘Epstein’, que os afeta muito mais do que o Partido Republicano, para tentar desviar a atenção de nossas incríveis vitórias”, acrescentou. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Representantes na terça-feira (18) por 427 votos a 1.
O Senado, então, concordou por unanimidade em considerar o projeto aprovado assim que o recebeu, na manhã desta quarta-feira. Ainda não há detalhes sobre como o Departamento de Justiça divulgará os arquivos ou se algumas informações permanecerão vinculadas a investigações em andamento.
Trump aproveitou a publicação para criticar o que chamou de
O que são os “Arquivos de Epstein”
Os
O material está armazenado no sistema eletrônico de gerenciamento de casos do FBI, chamado Sentinel, e inclui memorandos, registros de intimações e centenas de formulários usados pelos agentes para registrar depoimentos de testemunhas, vítimas e suspeitos.
Embora
Algumas teorias da conspiração sugerem que o governo teria escondido nomes de pessoas poderosas envolvidas nos crimes de Epstein, incluindo uma suposta “lista de clientes”.
* Informações com CNN