Ouvindo...

Elon Musk apaga publicação que vinculava Donald Trump a Jeffrey Epstein

A acusação foi feita na última quinta-feira (5), no auge de uma troca de farpas públicas entre Musk e Trump

Elon Musk

O bilionário Elon Musk apagou a publicação que fez nas redes sociais vinculando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao caso de Jeffrey Epstein, que expôs um esquema de crimes sexuais.

A acusação foi feita na última quinta-feira (5), no auge de uma troca de farpas públicas entre Musk e Trump. Em um dos posts, Musk escreveu: “Hora de soltar a verdadeira grande bomba: (Trump) está nos arquivos Epstein”, insinuando que a divulgação desses documentos teria sido propositalmente barrada para proteger o ex-presidente. Em seguida, reforçou a declaração com outro post: “Salvem este post para o futuro. A verdade vai aparecer.”

Nenhum documento foi apresentado por Musk para sustentar a acusação, e até o momento, não há comprovação oficial de que Trump esteja envolvido no caso. As postagens foram excluídas neste sábado (7).

A polêmica ocorre poucos dias após Musk deixar seu cargo como conselheiro da Casa Branca. Segundo ele, sua saída foi motivada por divergências com o governo, embora não tenha detalhado as razões.

Leia também

Documentos relacionados a Epstein vêm sendo gradualmente revelados pela Justiça americana. Em janeiro de 2024, um juiz de Nova York autorizou a divulgação de partes do material. O nome de Trump aparece em alguns registros, mas o ex-presidente nunca foi formalmente acusado ou investigado no caso.

Em entrevista à emissora NBC neste sábado, Trump classificou a acusação de Musk como “notícia velha” e afirmou: “Até o advogado de Epstein disse que eu não tinha nada a ver com isso.”

Apoiadores do movimento MAGA (Make America Great Again), liderado por Trump, promovem teorias da conspiração que acusam autoridades de esconder informações sobre o caso Epstein. Essas alegações costumam apontar políticos democratas e celebridades de Hollywood, mas não costumam envolver o ex-presidente.

Apesar do tom de espetáculo nas redes sociais, a escalada de tensão entre Trump — que busca retornar à presidência — e Musk — CEO da Tesla e da SpaceX, e uma das vozes mais influentes na internet — pode ter impactos políticos e econômicos significativos. Segundo fontes próximas à equipe do empresário, Trump teria recusado um pedido de conversa telefônica feito por Musk na sexta-feira (6).

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.