O Universo ainda guarda muitos mistérios, e nem mesmo o nosso próprio Sistema Solar está totalmente desvendado. Um estudo liderado por astrônomos da Universidade Nacional de Taiwan identificou indícios fortes da existência de um possível novo planeta além de Plutão, desafiando o que conhecemos até agora.
A pesquisa analisou dados coletados por dois satélites — o Satélite Astronômico Infravermelho (SAIS) e o japonês AKARI —, captados entre 1986 e 2006. Nessas imagens, os cientistas identificaram um corpo celeste se movendo a uma distância impressionante, entre 46,5 e 65,1 bilhões de milhas do Sol. Para se ter uma ideia, esse objeto levaria entre 10 mil e 20 mil anos para completar uma única órbita em torno do Sol.
Escondido no espaço
Se confirmado, o planeta teria uma massa entre 7 e 17 vezes maior que a da Terra, entrando na categoria de gigante de gelo, semelhante a Urano e Netuno. As temperaturas por lá são extremas, chegando a -200 graus Celsius.
O possível planeta foi identificado a partir de anomalias observadas no Cinturão de Kuiper, uma região do Sistema Solar composta por corpos gelados e asteroides que fica além de Netuno. Foram encontradas evidências dele em duas imagens históricas, mas os cientistas alertam: ainda são necessárias mais observações para confirmar sua existência e entender sua trajetória.
Pode realmente ser um planeta?
Para que esse objeto seja oficialmente classificado como um planeta, ele precisa atender a três critérios definidos pela União Astronômica Internacional:
- Orbitar uma estrela (neste caso, o Sol);
- Ter massa suficiente para ser esférico, o que ocorre quando a gravidade é forte o bastante para moldar sua forma;
- Limpar a sua órbita, ou seja, ser gravitacionalmente dominante, sem compartilhar sua região com outros corpos de tamanho similar.
Por enquanto, os astrônomos seguem monitorando e calculando sua possível órbita. A descoberta, se confirmada, poderá alterar novamente o mapa do Sistema Solar, assim como aconteceu quando Plutão foi reclassificado como planeta anão em 2006.