Ouça a rádio

Compartilhe

Qual é a operadora móvel mais rápida do Brasil?

Pesquisa indica, ainda, cidades com maior velocidade e dispositivos com melhor desempenho

Pesquisa revela qual a operadora mais rápida do país

Entre as quatro principais operadoras de telefonia móvel do país, a velocidade média mais alta atinge 31,93 Mbps. O resultado é do Speedtest Global Index, levantamento periódico global da Ookla, que aponta qual companhia é a mais rápida do Brasil. Segundo a Ookla, “as classificações são baseadas na velocidade média de download para melhor refletir as velocidades que um usuário provavelmente alcançará em um mercado”.

A primeira colocação ficou com a Claro. Em segundo vem a Vivo, enquanto TIM e Oi ficam com a terceira e quarta posições. A Claro oferece velocidade média de 31,93 Mbps, a Vivo alcança 20,76 Mbps, a TIM chega a 19,44 Mbps e a Oi fica com 12,67 Mbps.

Em relação à latência — tempo de comunicação entre o servidor da operadora e o dispositivo do usuário —, o melhor resultado é da TIM, com 25 ms. A Claro fica em segundo, com 27 ms. Em seguida vêm Vivo, com 28 ms, e Oi, com 33 ms.

A melhor consistência, que indica o desempenho da operadora em relação a 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload durante o período de análise, é da Claro, com 84,2%. As seguintes são Vivo (78,6%), TIM (78,1%) e Oi (65,6%).

Cidades e dispositivos

O estudo aponta, ainda, as cidades com as conexões mais rápidas do Brasil nos últimos três meses. Brasília leva o primeiro lugar, com média de 29,45 Mbps no download, 11,35 Mbps no upload e 20 ms de latência. Veja a seguir as demais integrantes da lista.

Cidades com internet móvel mais rápida do Brasil

Entre os aparelhos com melhor desempenho, a Ookla aponta o iPhone 13 Pro como o mais rápido no país. Ele apresenta velocidade média de 55,55 Mbps no download, 13,64 Mbps no upload e 26 ms de latência. 

Smartphones mais rápidos disponíveis no país

Para completar, as marcas mais rápidas por aqui são Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola. A Apple tem 32,20 Mbps no download, 9,13 Mbps no upload e 30 ms de latência. Na Samsung, são 22,58 Mbps no download, 8,52 Mbps no upload e 27 ms de latência. A Xiaomi fica um pouco abaixo, com 19,37 Mbps no download, 8,15 Mbps no upload e 30 ms de latência. Já a Motorola apresenta 17,92 Mbps no download, 7,10 Mbps no upload e 28 ms de latência.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store