Qualidade da internet banda larga no Brasil está melhor
Plataforma compilou dados de usuários
O “Panorama nacional de qualidade da internet em 2022”, da plataforma Minha Conexão, aponta que mais da metade dos Estados brasileiros têm internet de banda larga com qualidade satisfatória atualmente. Isso quer dizer que oferecem banda larga suficiente para navegação, prática de jogos online e acesso a vídeos em alta qualidade.
Foram avaliados 9,2 milhões de testes de qualidade feitos pelos usuários nos últimos seis meses no Minha Conexão. Segundo Alexandre Martins, porta-voz do site, os cálculos “tiveram como base as velocidades e a latência da conexão para obter notas que refletissem a experiência online real dos brasileiros”.
Em relação à qualidade da internet, a conclusão é que, atualmente, "uma grande parcela dos brasileiros navega sem preocupação". Os testes indicam que 84,9% das velocidades de download analisadas podem ser classificadas como "boas" em todas as regiões do país.

Para a prática de jogos online, o teste avaliou a latência da conexão. Ela representa o tempo de resposta do dispositivo durante o envio de um pacote de dados ao servidor. Ou seja, quanto mais alta a latência, pior a experiência nos jogos online.

Em média, a latência no país é de 47 ms. O melhor resultado é do Centro-Oeste, com 41 ms. Em seguida, vem o Sudeste (46 ms). Nordeste e Sul têm latência de 49 ms. Já o Norte tem a latência mais elevada: 57 ms.

Os dados relativos ao consumo de vídeos incluem:
77,4% das conexões aceitam conteúdos em resolução 4K;
10% permitem materiais em 1.080 pixels;
12,59% apresentam velocidades restritas a 360 ou 720p.
Em Distrito Federal, Goiás, Piauí e São Paulo, mais de 80% dos testes dos usuários identificaram conexões de alto nível. Já Acre, Bahia, Pará, Pernambuco e Roraima têm a menor porcentagem de boas conexões da lista: todos abaixo de 70% do total.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria