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Toyota vai investir R$ 1,7 bilhão em SP para produzir carro híbrido

Ação ocorre no âmbito do Programa ProVeículo Verde e produção vai ser na fábrica de Sorocaba

Automóvel vai ser produzido na fábrica de Sorocaba e motor será montado na unidade de Porto Feliz

Com incentivo do Programa ProVeículo Verde, que estimula o desenvolvimento de automóveis menos poluentes, a Toyota do Brasil vai investir R$ 1,63 bilhão na produção de um novo veículo compacto híbrido flex — aparentemente, o modelo vai ser um SUV baseado no Toyota Yaris. O modelo vai ter dois motores (um elétrico e um à combustão, movido a etanol ou gasolina) e não vai requerer recarga externa: a energia é produzida na frenagem e na desaceleração.

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Além disso, a montadora japonesa vai aplicar R$ 61,8 milhões para atualizar outro automóvel híbrido flex. Atualmente, os veículos híbridos da fabricante disponíveis no país são o Corolla Altis Hybrid e o Corolla Cross XRV Hybrid, com preços de R$ 180.990 e R$ 201.690, respectivamente.

O total a ser investido pela Toyota é o maior valor programado no âmbito do ProVeículo Verde desde que o incentivo foi lançado, em março de 2022. A adesão ao sistema permite o uso de créditos acumulados de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de acordo com um calendário preestabelecido para financiar projetos de investimento, construção ou modernização de fábricas, desenvolvimento de novos produtos ou ampliação de negócios.

Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), aponta que a produção de veículos menos poluentes é uma tendência global. “Além de reduzir as emissões, a medida gera empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista”, afirma. “O novo carro deve ser vendido para 22 países da América Latina.”

A Toyota tem operação fabril em plena capacidade e com cerca de 6 mil colaboradores. A produção do novo modelo com motorização híbrida flex deve criar cerca de 700 empregos diretos. O carro vai ser produzido na unidade de Sorocaba, enquanto o motor híbrido flex será montado na fábrica de motores de Porto Feliz (SP). A previsão é que o automóvel esteja disponível no mercado brasileiro m 2024.

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, diz que a fabricante acredita no mercado brasileiro e investe em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. Ele ressalta a preocupação da companhia com a descabornização. “É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, destaca.

Após conversa entre a Toyota e a Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas havia antecipado que a montadora tinha planos de oferecer um modelo híbrido “mais acessível”. “A tecnologia híbrida flex é a grande vocação da indústria mobilística no momento”, diz. “Em breve, vamos dar o próximo passo: o hidrogênio. E São Paulo vai ser líder nisso.”